Notícia
Mineração
Oficina de Inovação debate gestão mineral com foco nos municípios
São Luís, no Maranhão, sediou, entre os dias 26 e 28 de novembro, a Oficina de Inovação da Plataforma de Gestão Mineral, com foco nas necessidades e desafios enfrentados pelas cidades brasileiros ligadas à mineração. Participaram do evento representantes de mais de dez municípios, do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serpro.
O encontro foi uma oportunidade para ouvir as demandas dos municípios produtores ou impactados pelas atividades minerárias, localizados, em sua maioria, no Complexo Carajás, o maior polo de extração de ferro do Brasil.
Parceria estratégica
O superintendente de Arrecadação e Fiscalização de Receitas da ANM, Rui Giordani, falou sobre a parceria estratégica com a estatal federal de TI. "O Serpro é essencial para a construção de um ecossistema integrado para a gestão de recursos minerais, uma empresa que já entrega segurança e expertise em outros sistemas de governo", afirmou.
"A Plataforma de Gestão Mineral reflete o DNA da empresa em modernizar a gestão pública e transformar o governo para melhor atender à sociedade”, disse o coordenador de negócios do Serpro, Alysson Costa.
O diretor-geral do CIM, Lee Max Andrade, também abordou a relevância da parceria. "A colaboração tecnológica com o Serpro tem o potencial de elevar a administração pública municipal a um novo patamar”, comentou.
Cidades Gov.Br
Durante o evento, a equipe de Novos Negócios do Serpro, representada por Carlos Alexandria, apresentou a solução Cidades Gov.br e realizou demonstrações práticas da ferramenta. A iniciativa atraiu o interesse de diversos municípios, ampliando as possibilidades de modernização tecnológica nas administrações locais.
Alysson Costa ainda acrescentou que a oficina, coordenada pelo time de Design de Produtos do Serpro, reforçou a importância das parcerias estratégicas e o papel da tecnologia na construção de soluções. "Essa visão é indispensável para se atender às necessidades dos usuários, nesse caso, dos municípios mineradores e impactados pela mineração, promovendo maior eficiência e transparência", disse.
"Com essa articulação, a Plataforma de Gestão Mineral visa consolidar-se como uma aliada na construção de um futuro mais integrado e sustentável para os municípios relacionados à mineração no país", concluiu o superintendente de Negócios Estratégicos do Serpro, Bruno Vilela.