Notícia
Empreendedorismo
O Desafio está lançado! Mais de 50 empresas competem com ideias para a gestão fiscal de estados e municípios
Nesta segunda-feira, 9 de setembro, teve início o Desafio Fiscal Inovador, promovido pelo Serpro em parceria com o Tesouro Nacional e o Banco do Brasil. O evento on-line, transmitido pelo canal oficial do Serpro no YouTube, marcou o começo de uma atividade que reúne mais de 50 empresas. O objetivo é desenvolver soluções tecnológicas para aprimorar a gestão fiscal de estados e municípios brasileiros.
Durante a cerimônia de abertura, estiveram presentes o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e o vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial no Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron. Eles ressaltaram a importância da parceria entre as instituições e o papel fundamental da inovação tecnológica para o avanço da gestão pública.
De acordo com Amorim, o objetivo principal da iniciativa é promover a inovação e aumentar a eficiência dos processos por meio da aplicação de tecnologia e inteligência na gestão pública. “O Serpro tem uma missão clara no governo Lula: trabalhar como uma empresa estatal na indução do desenvolvimento do Brasil e é isso que estamos fazendo com esse desafio. Com ele, vamos impactar a vida de milhões de brasileiros, melhorando a gestão fiscal, unindo esforços e reduzindo o desperdício”, destacou.
O secretário Rogério Ceron reforçou a importância do projeto. “Desejo que seja o primeiro de muitos. Que a gente consiga criar uma rede de inovação no setor público, acelerando a transição tecnológica em estados e municípios”, declarou. Durante sua fala, Sasseron ressaltou a importância da participação do banco como agente financeiro e patrocinador do desafio fiscal e inovador. "O Banco do Brasil respira inovação. Temos outras frentes, como o programa de capacitação em parcerias público-privadas, que já formou turmas em colaboração com a FGV, preparando servidores públicos para trabalhar com inovação”, comentou antes de desejar bom trabalho a todas as empresas participantes.
Empresas participantes correm contra o tempo
Lançado em abril de 2024, o Desafio Fiscal Inovador é uma oportunidade para startups e pequenas empresas de TI desenvolverem soluções escaláveis e inovadoras que melhorem a eficiência e transparência da gestão fiscal no Brasil. Além de financiamento de até R$ 600 mil, os participantes poderão colaborar diretamente com o governo federal, acelerando o avanço tecnológico no setor público.
Após o evento de abertura, as cerca de 50 empresas participantes receberam o desafio para poderem se debruçar em uma proposta de solução. Elas têm até 23h59 do dia 11 de setembro para aprofundar seus conhecimentos sobre os desafios apresentados e ajustar suas propostas.
Para mais informações sobre o Programa, acesse https://loja.serpro.gov.br/desafiostn.
Perdeu a Live?
Confira a gravação da cerimônia de lançamento, realizada na manhã do dia 9 de setembro: