Notícia
Transformação Digital
Nuvem de Governo do Serpro é um dos destaques do último dia do XXIX Congresso Internacional do CLAD
O último dia do XXIX Congresso Internacional do CLAD teve como um dos destaques a apresentação da Nuvem de Governo do Serpro. A palestra contou com um diretor e um supetintendete da empresa, que destacaram as características de segurança, suporte, escalabilidade e flexibilidade trazidas pela tecnologia. Representando o cliente, também falou o gestor de TI da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, que relatou a transformação digital ocorrida no órgão.
“O envento do CLAD promoveu a troca de experiências de centenas de gestores públicos de toda a América Latina. Percebemos que os governos buscam tecnologia por dois motivos: para melhorar a experiência dos cidadãos ou a eficiência dos seus prórpios processos. A nuvem permite justamente atender a essas demandas, com a entrega de inovações de forma muito rápida. E o mais importante é que, como levamos governança para os dados do cliente, podemos oferecer tecnologias de ponta , como IA, com toda segurança, soberania e privacidade”, relatou Welsinner Brito, superintendente de Arquitetura Corporativa, Plataformas e Nuvem do Serpro.
Histórico de Mudança
“Nosso histórico na TI é a mudança. Paradigmas vão sendo quebrados naturalmente”, explicou o diretor de Operações do Serpro, Wilton Mota. Mota abriu a palestra sobre a Nuvem de Governo explicando que uma das caraterísticas principais oferecidas pelo ambiente é a governança e o cuidado com as informações. “Para garantir segurança, não precisamos ser necessariamente os donos de toda a tecnologia empregada, mas, sim, dominarmos as operações de tratamento e guarda do dados”, acrescentou. O diretor lembrou que a rede que o Serpro oferece é privada, ilhada, mesmo em relação às empresas parceiras que trazem serviços para a nuvem.
Já o superintente Welsinner Brito lembrou que a curva de adesão às novas tecnologias tem se dado de forma exponencialmente mais rápida, com o Chat GPT adquirindo um milhão de usuários em poucos dias e com um novo modelo de IA sendo lançado, em média, a cada 60 horas. “A nuvem é a resposta do Serpro a esse mundo de mudanças rápidas, oferecendo agilidade sem abrir mão da segurança e soberania”, avaliou.
O gestor de TI da PGFN, Rodrigo Parente, lembrou como a iniciativa do Serpro se encontra na vanguarda dos serviços de nuvem oferecidos no planeta. “O Brasil está criando seu próprio ambiente soberano em um mercado em que 83,7% dos serviços são oferecidos pelos Estados Unidos e 13,7%, pela China”, pontuou.
Segundo Parente, a procuradoria já possui “landing zones” para desembarque na nuvem soberana com a padronização necessária. “Também temos um projeto junto ao Serpro para automatizarmos processes internos, que serão hospedados nesse mesmo ambiente”, complementou.
Realizado de terça-feira, 26, a sexta, 29, o XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública trouxe especialistas, gestores públicos, acadêmicos e autoridades de todo o mundo para debater inovações e melhorias na administração pública. O evento reuniu cerca de 700 participantes de diversos países e ofereceu cerca de 150 horas de atividades presenciais, incluindo mesas redondas e debates sobre temas de governo.