Notícia
Municípios
Serpro ganha destaque no IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União
o IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU) conta com o apoio do Serpro. O evento, que acontece em Brasília de 4 a 6 de junho, tem o foco no aperfeiçoamento das políticas públicas entregues aos cidadãos. Coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Fórum busca facilitar o diálogo e a troca de experiências entre os governos federal, estadual e municipal para fortalecer a governança e a melhoria da gestão e do controle no âmbito das parcerias e transferências de recursos do Governo Federal. Ao longo dos três dias de evento, os participantes têm acesso a uma variedade de palestras, painéis e oficinas, em salas simultâneas, com foco na transformação do serviço público por meio de parcerias inovadoras.
O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, participou da mesa de abertura com diversas autoridades, entre elas a titular do MGI, Esther Dweck. A ministra ressaltou a participação das empresas públicas no evento, principalmente os bancos públicos e as empresas de tecnologia, representadas pelo Serpro. "Essas empresas são importantíssimas na gestão das transferências e para facilitar a vida dos estados e municípios. Eu queria muito agradecer ao Serpro, representado pelo seu presidente. Esse é um tema que o Ministério valoriza muito, que é justamente o conhecimento das nossas empresas públicas. Queremos mostrar que a empresa pública atua em seu segmento de forma diferenciada", defendeu.
Amorim salientou que o Serpro, como uma empresa de inovação do Estado brasileiro, proporciona a transformação digital, a inclusão digital e também a formação para aqueles que utilizam plataformas como Gov.br, Compras.gov.br e outras soluções desenvolvidas pela empresa. Ele apontou que incorporar a inteligência artificial aos processos da estatal é o atual desafio e, para ele, o evento, que traz como tema a Inovação, é um ambiente propício para o trabalho em parceria, para assim promover a discussão e a disseminação da tecnologia que vai proporcionar sistemas mais inclusivos e mais fáceis de serem utilizados.
Em um stand no evento, o Serpro levou diversas soluções para apresentar e também uma oferta gratuita de certificados digitais. Representantes do Serpro contribuíram, ainda, com palestras especialmente voltadas para a realidade dos municípios brasileiros em todos os três dias do Fórum.
Palestras com especialistas
Dulcimara Delfes apresentou a nova Plataforma de Inteligência de Governo. Dos serviços de atualização cadastral à validação biométrica, a Plataforma de Inteligência de Governo conta com a solução certa para alavancar à administração municipal e à oferta de serviços digitais à população em 7 eixos transformadores: mobilidade; meio ambiente e sustentabilidade; saúde e bem-estar social; segurança pública; educação e cultura; tecnologia e inovação; e economia. Segundo ela, já são mais de 400 municípios que contratam as soluções do Serpro, e alguns deles são casos de sucesso em gestão.
Já Rafael Ferreira fez uma palestra para provocar os gestores sobre como a TI em estados e municípios pode ser feita de maneira economicamente sustentável. Apresentou como o Serpro vem trabalhando com entes individuais e associações na criação de soluções com modelos de negócio inovadores. Falou sobre o processo de Inovação Aberta do Serpro e cases de sucesso como as soluções da Senatran, a Plataforma C-Bio e o sistema de Gestão de Margem Consignável. Ele convidou os gestores para conhecerem in loco os processos da estatal e discutir novas oportunidades. No próprio evento, comitivas do Amapá, do Acre e da Paraíba já se aproximaram para uma discussão mais aprofundada das necessidades locais.
No segundo dia, a empresa pública, que é considerada referência no cumprimento e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, levou um especialista no tema para falar sobre LGPD nos municípios. Outra palestra importante tratou da realidade das cidades inteligentes. “Os municípios recebem recursos para atender políticas públicas e os gestores têm que ter um cuidado especial para garantir a conformidade com a LGPD em todas as fases do processo, desde a proposição até a transferência”, explicou André Gustavo Lima, da área de Integração e Gestão de Processos de Privacidade e Proteção de Dados do Serpro. André fez um apanhado das regras que devem ser observadas pelas prefeituras e trouxe exemplos de melhores práticas, envolvendo adequação contratual, inventário e outros.
Daniel Antonelli explicou como a tecnologia tem revolucionado as cidades em todo o mundo. O destaque da palestra foram sistemas do ecossistema de turismo inteligente, como o Embarque + Seguro, tecnologia desenvolvida pelo Serpro em parceria com o Ministério da Infraestrutura, que garante o acesso a aeroportos e aeronaves com o uso de biometria facial. Antonelli deu exemplos de como a coleta e análise de dados podem impulsionar o turismo local e também demonstrou como a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes fornece diretrizes para criar ambientes urbanos mais eficientes e sustentáveis.de dados, além de capacitação e cultura.