Notícia
Estados e municípios
Inteligência de governo para aprimorar o atendimento à população
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a abertura da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Foto: Ricardo Stuckert/PR
A 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios chega a seu último dia de evento nesta quinta-feira, 23 de maio. O Serpro marcou presença em todos os dias de atividade, com palestra e estande destacando a Plataforma de Inteligência de Governo. Especialistas da empresa detalharam, a gestores públicos de dezenas de cidades do país, como as tecnologias da estatal de TI podem aperfeiçoar a administração pública e seus serviços ofertados à população.
Iniciada na última segunda-feira, 20 de maio, a Marcha de 2024, com estimativa para da presença de mais de 10 mil gestores, tem como tema principal “Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida”. Nesse sentido, o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, ressaltou a relevância da participação no evento. “Como empresa de inteligência do governo federal, estamos aqui nos aproximando e dialogando com os municípios na importante tarefa de reconstrução do país e da democratização do acesso à informação no Estado brasileiro”, afirmou.
O presidente acrescentou que a empresa levou ao evento e disponibiliza aos municípios profissionais que conhecem as necessidades da gestão pública em todas as esferas. “Com a Plataforma de Inteligência de Governo, o Serpro dá mais um passo em direção à realidade dos municípios, apoiando no desenvolvimento de um melhor serviço à população, com inovações que aceleram a transformação digital e o processo de desburocratização”, declarou Alexandre Amorim.
Inclusão social com serviços digitais para todas as pessoas
Destaque da empresa na Marcha, a nova plataforma do Serpro, que reúne diversas soluções de inteligência governamental para estados e municípios, foi apresentada em palestra, no auditório principal, na manhã da quarta-feira, 22/5, pelo assessor especial da presidência do Serpro, André Agatte. O representante da empresa reforçou como as tecnologias da estatal federal de TI podem levar as cidades a uma gestão mais digital, inteligente e conectada.
Para o assessor da presidência, a Marcha é um evento muito nobre da relação entre o governo federal e a administração municipal. “O atendimento aos municípios é uma prioridade no Serpro. Nós entendemos que não existe inclusão social sem inclusão digital e nossa missão como empresa pública é prover as cidades brasileiras com tecnologia, levando nossos serviços para facilitar a vida das pessoas”, acrescentou André Agatte.
Serpro amplia relacionamento com prefeituras
Até o penúltimo dia do evento, profissionais do Serpro já haviam detalhado as soluções da empresa há autoridades, gestores públicos, parlamentares e associações relacionados a mais de 30 municípios. Destaque para estados do Nordeste, como o Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí e Paraíba.
“Estabelecemos contatos altamente qualificados com dezenas de prefeituras e entidades associativas e, com isso, encurtamos o tempo do ciclo de comercialização dos produtos do Serpro para cada município”, avaliou o gestor de Negócio para Governo e mercado Privado da empresa, Carlos Alexandria.
O Serpro realizou contatos com prefeituras dos mais variados tamanhos, de maiores regiões metropolitanas e do interior. “Aqui na Marcha, pudemos auxiliar os municípios em como aprimorar o atendimento aos cidadãos, oferecer mais serviços digitais, aperfeiçoando a administração pública e melhorando a vida da população”, completou Karina Bastos, gestora de Negócios para Governo da empresa.
O evento
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios chegou à XXV edição e é organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, de 20 a 23 de maio, ofereceu 8 mil m² de espaço de exposição e evento, além de 62 horas de programação.
A sessão solene de abertura no segundo dia, 21/5, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Senado, Câmara e da CNM, além de titulares de ministérios do governo federal e do presidente do Serpro, Alexandre Amorim.