Notícia
Empreendedorismo
Inovação brasileira em destaque no Web Summit Lisboa 2024
O Brasil marca presença recorde no Web Summit Lisboa 2024 com delegação diversa e inovadora. O Web Summit 2024 teve início em 11 de novembro e segue até 15 de novembro reunindo uma delegação brasileira inédita e diversificada, liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Serpro, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio do Sebrae.
Com mais de 400 empresas e startups brasileiras, o Brasil se consolida como uma das principais delegações do evento, destacando a força e a inovação do ecossistema brasileiro no cenário global.
Ariadne Fonseca, diretora do Serpro, apontou que a participação brasileira no Web Summit é estratégica. "É crucial que o Serpro esteja atuante em ecossistemas de inovação. Trabalhar ao lado da Apex, MRE, MDIC e contar com o apoio do Sebrae é fundamental para o governo federal no apoio à economia nacional, fortalecendo o ambiente de negócios e impulsionando a inovação no país. Esses esforços conjuntos melhoram as oportunidades para empresas e startups brasileiras, promovendo um ambiente econômico mais robusto e competitivo", afirmou a diretora.
Loyanne Salles, superintendente de Comunicação e Marketing do Serpro, defendeu a importância de uma delegação que reflita a diversidade e o compromisso com o desenvolvimento inclusivo. "É muito importante ver a nossa marca representada em um evento como o Web Summit, especialmente em uma delegação que conta com startups de diversas regiões do país, incluindo o Norte e o Nordeste, como parte de uma ação afirmativa para transformar o ambiente de negócios," destacou. Ela contou que a parceria com a CUFA foi essencial para selecionar empresas de todo o Brasil.
Oportunidades de negócios e internacionalização
Durante a abertura do Pavilhão Brasil, o país reforçou o propósito da participação brasileira no evento. “Estamos comprometidos em criar condições para que nossas empresas não só entrem no mercado global, mas o façam com diferencial competitivo”, afirmou Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional. O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, complementou, destacando que a agência está empenhada em apoiar projetos inovadores e sustentáveis, focados em setores de alto potencial de crescimento e exportação, fortalecendo a imagem do Brasil como um país de oportunidades e inovação.
Rafael Ferreira, líder da área Internacional do Serpro, ressaltou que essa quarta participação da empresa no Web Summit confirma a estratégia da empresa em buscar novos mercados e ampliar a atuação com outros países. "Estamos em contato com organizações de setores diversos, muitos dos quais nem imaginávamos atuar, mas que agora enxergam o Serpro como um parceiro importante e confiável para trabalhar no Brasil”. Ele destaca que a tecnologia está na base de várias áreas e o Serpro pode estar presente em todas. "Sem dados de qualidade, a IA não avança. E aqui, conversando com várias startups que dependem de informações precisas, reafirmamos o nosso papel nesse ecossistema porque ninguém tem dados como o Serpro para viabilizar novas tecnologias", finaliza Ferreira.