Notícia
Tecnologia
IBGE e Serpro firmam acordo para inovações em dados estatísticos e geográficos
No aniversário de 88 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi celebrado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Serpro, maior empresa pública de TI do mundo, visando avanços tecnológicos no tratamento de dados estatísticos no Brasil.
“Nós fechamos um acordo que fortalece nossa colaboração e potencializa nossas capacidades para alcançar novos patamares no tratamento e utilização dos dados para o governo”, declarou o diretor-presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
Para o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a cooperação técnica entre o IBGE e o Serpro é estratégica neste momento de transição do Brasil para a Era Digital. “Os avanços das tecnologias em informação e comunicação serão objeto de convergência entre as duas instituições para melhor subsidiar as políticas públicas”, destacou.
A parceria surge em um momento crucial para ambas as instituições. O IBGE, como principal provedor de dados e informações estatísticas do país, busca obter dados mais precisos e automatizados para subsidiar políticas públicas eficazes. O Serpro, por sua vez, pretende aprimorar o tratamento de dados estatísticos e ampliar sua oferta de soluções inovadoras. Essa convergência visa melhorar os processos de coleta e tratamento de dados, estimular o desenvolvimento de novos negócios no mercado privado e fortalecer a capacidade do governo na tomada de decisões.
“Nosso objetivo comum é estimular a criação de soluções inovadoras que fomentem novos negócios, parcerias e fortaleçam a capacidade do governo na estruturação das políticas públicas. Estamos confiantes de que essa sinergia trará benefícios significativos, impulsionando a inovação e promovendo uma gestão mais eficiente para o desenvolvimento do nosso país”, completou Amorim.
Detalhes e estrutura do acordo
O ACT inclui um Plano de Trabalho que abrange pesquisa, desenvolvimento e inovação, além da troca de conhecimento e melhores práticas em marketing digital, design thinking e design da informação. O acordo também define os termos e condições para o uso e proteção das informações confidenciais, assegurando a privacidade e segurança dos dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para o trabalho, o IBGE se compromete a fornecer as informações e dados necessários para a execução das atividades e coordenar a comunicação com outras unidades governamentais. Já o Serpro disponibilizará a tecnologia e supervisão para a implementação das soluções acordadas.
O prazo inicial de vigência é de seis meses, com possibilidade de prorrogação mediante aditivo. Durante esse período, não haverá transferência de recursos financeiros entre as partes, e os custos serão cobertos pelas dotações orçamentárias de cada instituição.