Notícia
Inovação Fiscal
Empresas de TI e governos locais unem forças para maior eficiência na gestão fiscal
O Serpro, em parceria com o Tesouro Nacional e o Banco do Brasil, está conduzindo um ambicioso programa de desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a área financeira do setor público, o Desafio Fiscal Inovador. Com 56 empresas inscritas, o programa desafia startups e pequenas empresas de TI a criarem soluções inovadoras e escaláveis para aprimorar a gestão fiscal de estados e municípios.
As inscrições para o programa, lançado em abril deste ano, foram encerradas no último dia 17 de agosto. As empresas inscritas agora terão que apresentar projetos de TI para solucionar problemas reais de entes públicos em três áreas de atuação: planejamento fiscal, integração de bancos de dados e gestão contábil.
Os estados e municípios participantes vão atuar como laboratório prático para a aplicação dessas novas tecnologias. Cerca de 10 entes estão participando do programa e cada um será alocado em um dos três desafios, conforme suas necessidades específicas. Uma empresa será selecionada para cada desafio a fim de desenvolver a solução que irá resolver a necessidade do ente público.
Próxima fase será em setembro
A próxima etapa do programa está marcada para o dia 9 de setembro, com a realização do evento de lançamento dos desafios. A cerimônia de abertura será transmitida pelo canal do Serpro no YouTube, a partir das 10h. Após a abertura, o evento se estenderá por mais dois dias, até 11 de setembro, com atividades focadas na exploração dos desafios do programa pelas empresas e entes públicos. Ao final das atividades, as empresas participantes deverão apresentar suas propostas tecnológicas para aperfeiçoar a gestão fiscal no Brasil.
As empresas vencedoras do desafio irão receber recursos de até R$ 600 mil divididos em três fases de desenvolvimento da tecnologia: concepção, levantamento de requisitos e design; desenvolvimento e prova de conceito; e testes e aplicação comercial piloto. Os entes públicos vão poder utilizar a solução desenvolvida de forma gratuita por cinco anos.
Para mais informações sobre o programa, acesse https://loja.serpro.gov.br/desafiostn