Notícia
Negócios
Missão vai levar empreendedoras brasileiras ao maior evento de inovação da Europa
Assim como navegadores portugueses desbravaram os mares rumo a terras desconhecidas séculos atrás, em 2024 será a vez de mulheres brasileiras tomarem o leme e traçarem uma rota inversa rumo à Europa. Em novembro, uma nova geração de exploradoras modernas, armadas com inovação e tecnologia, desembarcará em Portugal para representar o Brasil e participar do Web Summit Lisboa, uma das maiores conferências de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo.
A missão, que tem como objetivo abrir portas no mercado europeu para startups brasileiras, é promovida pela Apex-Brasil, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com Serpro, Sebrae, Embratur e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). Entre as 80 vagas disponíveis, 25% serão reservadas para startups lideradas por mulheres, 25% para startups das regiões Norte e Nordeste, e 50% para startups de qualquer região do Brasil.
Navegante experiente
Samira Nogueira, CEO da Dayaht, é uma das empreendedoras que fez essa viagem nos dois últimos anos. “Nossa participação no Web Summit Lisboa gerou oportunidades importantes, como matérias em revistas portuguesas e de universidades de Lisboa, como a Nova IMS. Além da geração de leads, toda a missão com o Serpro e Apex foi bem enriquecedora, não só para conhecer o mercado português, mas para networking com startups brasileiras atuantes no mundo inteiro", relata.
A Dayaht é uma health tech criada em 2021 e composta, em maioria, por mulheres. A empresa busca prevenir transtornos mentais de maneira personalizada, utilizando neurociência, inteligência artificial e gamificação em sua metodologia de trabalho.
A executiva avalia positivamente essa oportunidade criada para CEOs mulheres, mas pondera que isso é apenas o início de uma mudança necessária. "Como participante de duas edições do Web Summit Lisboa, considero essas ações como muito importantes para engajamento das mulheres no mercado de TI. Porém, há ainda muito o que se conquistar, visto que a maioria de investimentos e oportunidades voltadas na área de tecnologia ainda estão concentradas em homens”, pontua.
Para Loyanne Salles, superintendente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do Serpro, o edital da Missão de Expansão Internacional reserva 25% das vagas destinadas a empreendimentos liderados por mulheres justamente para apoiar na mudança desse cenário."Esse é um investimento real para mudar essa lógica, e que aposta em diversificar o impulsionamento de novos negócios”, avalia a superintendente da estatal federal de TI.
Benefícios para startups selecionadas
A iniciativa da Apex-Brasil e de seus parceiros, em especial o Serpro, que atuará diretamente com o grupo de Startups lideradas por mulheres, tem como objetivo acelerar a transformação dessa realidade citada pela CEO da Dayaht. A missão em Lisboa vai proporcionar não apenas visibilidade, mas também as ferramentas e o suporte necessários para que as empresas possam transformar oportunidades em conquistas reais.
As empresas escolhidas para integrar a delegação brasileira contarão com uma série de benefícios que potencializarão sua participação no Web Summit:
- Programa de Startups do Web Summit - Cada empresa terá direito a três credenciais, um dia de exposição e a participação em todas as atividades do programa, permitindo um networking valioso e a apresentação de suas soluções a investidores e parceiros globais.
- Atividades Presenciais em Lisboa - Durante o evento, os participantes terão acesso a treinamentos de pitch presenciais, seminários sobre o ecossistema local e eventos de inovação, facilitando a adaptação e a compreensão do mercado europeu.
- Capacitação e Mentoria - Todas as startups selecionadas participarão de uma capacitação obrigatória de 9 de setembro a 31 de outubro. Além disso, poderão escolher entre três trilhas opcionais, conforme seus objetivos na missão, recebendo orientação de especialistas e mentores experientes.
Sua startup em Lisboa
Não perca a chance de ser uma das protagonistas desta missão! Inscreva sua startup até o dia 18 de agosto na página do programa e mostre ao mundo o poder da inovação brasileira liderada por mulheres.