Notícia
Conhecimento
ELID discute inclusão digital na capital paraense
Nos dias 27 a 29 de novembro, a Amazônia será palco do 2º Encontro Técnico-Científico de Letramento e Inclusão Digital (ELID), que vai discutir o tema com foco no desenvolvimento sustentável e na transformação social. O evento, apresentado pelo Serpro, empresa de inteligência do Governo Federal, acontece no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. O ELID também irá evidenciar a importância da participação ativa do Serpro nas discussões sobre os desafios e oportunidades que moldam o futuro digital do país.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Instituto Anjos Digitais. Além de palestras e debates, o ELID promoverá atividades culturais. “Apoiar eventos que constroem uma agenda digital inclusiva e comprometida com as demandas regionais e territoriais do Brasil é estratégico para o Serpro, pois reforça nosso compromisso em promover a inclusão digital em territórios diversos e fundamentais para o Brasil. Nossa missão é construir a cidadania digital de norte a sul do país, fortalecendo a equidade e a participação de todos no universo digital”, afirma Loyanne Salles, superintendente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do Serpro.
Destaques da participação do Serpro
A programação começa no dia 27, com a abertura prevista para as 18h30, e contará com a participação de autoridades de várias instituições, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Instituto Anjos Digitais, além do próprio Serpro.
No dia 28, a participação do Serpro se destaca com a palestra "MiritiLab Kit Educacional", apresentada por Raimundo Xavier, analista de sistemas da estatal. O projeto tem como objetivo promover a educação tecnológica em áreas isoladas da região amazônica, utilizando a tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento de competências digitais essenciais para a inclusão social.
Especialistas internacionais também estão no evento
A programação inclui uma série de palestras com especialistas internacionais, como Cristian Berrío Zapata, que discutirá a inclusão digital na Amazônia globalizada, e Martin Wolske, que abordará a informática comunitária e o letramento digital. A iniciativa visa envolver tanto pesquisadores quanto líderes comunitários na construção de soluções inovadoras para superar as barreiras tecnológicas e de infraestrutura que dificultam o acesso às tecnologias na região.
Ao longo dos três dias de evento, os participantes também terão a oportunidade de discutir temas como desinformação, mudanças climáticas e a importância da preservação digital na Amazônia, além de conhecer os desafios enfrentados por empreendedores locais e as soluções inovadoras propostas para a superação de obstáculos no acesso à informação e à educação digital.
Confira a programação completa do evento.