Notícia
Inovação
Governo inova na gestão de dados com projeto de data lake na nuvem
A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) avança na transformação digital com a implementação do projeto une as tecnologias data lake e cloud computing. Desenvolvido em parceria com o Serpro, o projeto visa aprimorar a segurança e a eficiência no gerenciamento dos dados de mais de 1,4 milhão de servidores públicos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).
Rogério Mendes Meneguim, coordenador-geral de Segurança, Dados e Inovação Tecnológica da SGP ressalta a magnitude do projeto: “Esse vasto volume de informações exige um ambiente seguro para a proteção e uso adequado desses dados, especialmente os sensíveis”.
Meneguim destaca a importância da adoção da nuvem, citando o relatório "Computação em nuvem: Contribuição para o desenvolvimento de ecossistemas digitais nos países do Cone Sul". O relatório menciona que a cloud computing oferece um sistema de preços baseados no consumo, reduzindo tempos de inovação e permitindo acesso a recursos flexíveis e economias de escala.
Um dos grandes méritos desse projeto é a combinação da capacidade de gerenciar vastos volumes de dados dos data lakes, com a flexibilidade, economia e inovação contínua proporcionadas pela nuvem, resultando em uma solução poderosa para maximizar a segurança e o valor dos dados da Secretaria. A SPG é a maior detentora de dados de servidores no setor público.
De acordo com o coordenador-geral, a implementação do projeto tem uma relevância especial, pois está alinhado à Estratégia de Governo Digital e à Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) e vai proporcionar uma base sólida para políticas públicas mais eficientes e baseadas em dados.
Governança e inteligência
Lindomar Oliveira, gerente de Negócios do Serpro enfatiza que a inovação permitirá a análise avançada dos dados de servidores públicos originados nos sistemas de gestão de pessoas Siape/Sigepe. “O Data lake em Nuvem será uma ferramenta fundamental para promover integração, melhorar a governança e oferecer suporte a análises avançadas, facilitando a construção de políticas públicas baseadas em insights”, indica.
Tecnologia
Flávia Costa Bomfim, analista da área comandada pelo Eduardo, descreve como diferentes serviços da plataforma Azure, contribuíram para a gestão e análise de dados no contexto de um data lake na nuvem. Segundo ela, a combinação desses serviços transformou a abordagem à engenharia de dados ao fornecer uma infraestrutura robusta, escalável e segura para armazenar e gerenciar dados (Azure Data Lake Storage Gen 2), ferramentas avançadas para análise e obtenção de insights (Azure Synapse), ferramentas modernas de desenvolvimento para automatizar e melhorar os processos (Azure DevOps), e soluções para governança e conformidade dos dados (Azure Purview).
A primeira fase do projeto já está em operação. Eduardo Telles Saint Clair, gerente de Arquitetura de Soluções Analíticas em Grandes Volumes de Dados do Serpro, celebra esse progresso: “A conclusão dessa primeira etapa foi um marco significativo para a SGD e para nossa equipe. Aprendemos bastante e continuamos a evoluir, tanto na parte técnica de nuvem Azure e engenharia de dados, quanto nos benefícios que estamos proporcionando à gestão de pessoas do governo federal”.