Notícia
Inovação
Congresso da Cidadania Digital destaca a Carteira de Identidade Nacional como marco da transformação digital no Brasil
Entre os dias 16 e 18 de setembro, Brasília foi palco do Congresso da Cidadania Digital. O encontro teve como foco o novo Sistema de Identificação do Brasil, com destaque para a Carteira de Identidade Nacional (CIN), um marco na transformação digital e na modernização dos serviços públicos brasileiros e que foi desenvolvida pelo Serpro, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O MGI foi um dos apoiadores do evento. “A partir da base de dados da CIN, o governo poderá acompanhar todo o ciclo de vida das pessoas, podendo, no futuro, ofertar serviços públicos de forma proativa, como na concessão de um benefício de forma automática”, afirmou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
“A CIN é um exemplo claro de como a transformação digital está simplificando a vida das pessoas, oferecendo mais transparência e segurança no dia a dia, além de gerar impactos positivos em diversos serviços públicos”, comentou Ariadne Fonseca, diretora de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro, que participou da cerimônia de abertura.
Um dos principais avanços da CIN é possuir padrão nacional e número único, que é o CPF. Desta forma, a nova carteira reduz as fraudes, melhora os cadastros administrativos e impacta na melhoria das políticas públicas brasileiras. Até o momento, já foram emitidas mais de 12 milhões de CINs em 25 estados e no Distrito Federal (DF). Somente Roraima ainda não emite o novo documento para a sua população.
Próximos passos: Inteligência Artificial
Welsinner Brito, superintendente de Arquitetura Corporativa, Plataformas e Nuvem do Serpro, participou do painel “Infraestrutura nacional de dados e inteligência artificial”, onde teve a oportunidade de destacar a importância do Serpro na construção da infraestrutura nacional de dados e no processo de transformação digital do governo brasileiro. “Temos uma atuação forte criando soluções como o Gov.br, a Carteira Digital de Trânsito (CDT), além da CIN. O Serpro vem fortalecendo esse ecossistema de dados, na geração de dados do governo, garantindo governança e segurança dessas informações", afirmou.
Welsinner também apresentou alguns dos próximos passos do Serpro. “Estamos construindo serviços de inteligência artificial, sem viés, utilizando as bases de dados e informações brasileiras para melhorar a oferta de serviços para os cidadãos", completou.
O congresso
O Congresso da Cidadania Digital nasceu com a proposta de ser referência na promoção e discussão dos avanços da cidadania e da identificação no Brasil. O evento foi organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) e contou com o apoio de importantes instituições do governo, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), além da Polícia Federal (PF) e Receita Federal do Brasil (RFB).