Notícia
Reconhecimento
CDT e Gov.br conquistam Top 3 do prêmio iBest 2023
A Carteira Digital de Trânsito (CDT) e a plataforma Gov.br conquistaram o Top 3 do Prêmio iBest 2023, na categoria Governo Federal. Os vencedores da edição 2023 de uma das premiações mais populares da internet brasileira foram anunciados no último dia do mês de janeiro. As soluções desenvolvidas pelo Serpro para a Senatran e para o Ministério da Gestão, respectivamente, têm sido reconhecidas pelo voto popular ou pela academia por quatro anos consecutivamente
"O Gov.br e a CDT são dois grandes exemplos da parceria do Serpro com o governo federal dedicada a construir o melhor governo digital para o cidadão. São inovações que refletem o compromisso em melhorar a vida das pessoas por meio de soluções inteligentes. O reconhecimento contínuo dessas tecnologias no prêmio iBest muito nos orgulha e nos alegra porque reforça que essa jornada de transformação digital no país está sendo bem realizada", declarou o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
Soluções para o trânsito
Pela quarta vez consecutiva, a CDT marca presença no pódio do prêmio, desta vez, ficando ao lado da plataforma Gov.br, na votação popular. O Pix do Banco Central foi o primeiro lugar na eleição aberta e pelo júri especializado.
“Outra vez, os serviços que temos adicionado à CDT comprovam o sucesso dessa iniciativa, que veio para facilitar cada vez mais a vida dos cidadãos”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
Em 2020, o aplicativo de documentos e serviços de trânsito, desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), foi escolhido a melhor solução de Governo do Brasil, ficando à frente dos aplicativos Auxílio Emergencial e Carteira de Trabalho Digital. Em 2021, a CDT ficou no TOP 3 da Academia iBest.
Plataforma de serviços digitais de governo
Também em 2021, o Gov.br venceu o iBest na categoria Governo por votação popular, quando disputou com o Pix e ainda com o Auxílio Emergencial. A maior plataforma de serviços digitais governamentais do mundo, desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), figura desde 2021 no Top 3 da famosa premiação da internet brasileira.
“Pelo terceiro ano consecutivo, estamos sendo reconhecidos por nosso trabalho de facilitar vida dos brasileiros, são mais de 4.200 serviços digitais disponíveis na palma da mão dos cidadãos a partir do Gov.br”, afirmou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, em publicação do Ministério.
O diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, também comemorou o resultado da mais nova edição do prêmio. “A premiação do iBest atesta a eficiência e a qualidade dessas plataformas no atendimento ao cidadão, além dos feedbacks que recebemos dos usuários nas lojas de aplicativos e no nosso dia a dia de trabalho. Mas é também muito importante ressaltar que esse resultado é fruto de uma sinergia muito grande do Serpro com seus parceiros no governo federal, em especial aqui o Ministério dos Transportes, com a Senatran, e o MGI”, celebrou Cesero.
Mais sobre a CDT
A Carteira Digital de Trânsito é o aplicativo da Senatran, secretaria vinculada ao Ministério dos Transportes. Desenvolvido em 2019 pelo Serpro, o app reúne os documentos de porte obrigatório no trânsito e diversos serviços de governo. No segundo semestre de 2023, a CDT, que é um dos apps governamentais mais baixados pelo cidadão, ultrapassou a marca de 50 milhões de usuários cadastrados. A avaliação da solução na Google Play hoje é de 4,8, alcançando 4,9 na App Store.
“Esse quarto reconhecimento seguido do iBest que a Carteira Digital de Trânsito recebe mostra que estamos no caminho certo. A CDT é um aplicativo consolidado, que veio para ficar. A cada ano, temos o desafio de incluir novos serviços digitais, sempre pensando em simplificar e facilitar a vida do cidadão e buscando entregar um aplicativo de ponta, bem avaliado pela sociedade”, comentou o superintendente de Clientes Finalísticos do Serpro, Brenno Sampaio.
Além de disponibilizar a carteira de habilitação e os documentos dos veículos na versão digital, a CDT também disponibiliza os serviços de emissão de credencial de estacionamento para pessoas 60+, o pagamento de multas com até 40% de desconto, a venda digital de veículos, a transferência de multas com a indicação do real infrator e avisos de recall e de vencimento da CNH, além de veicular campanhas de conscientização no trânsito.
Mais sobre o Gov.br
O superintendente de Governo Digital do Serpro, Alexandre Ávila, atribui o contínuo reconhecimento da plataforma Gov.br às evoluções e inovações da solução, realmente focadas em melhorar a experiência do usuário. “Desde o seu lançamento e até hoje, o Gov.br não para de evoluir, de agregar inovações, de aperfeiçoar a segurança e de simplificar o acesso do cidadão aos diversos serviços públicos digitais de governo. Por isso, não é à toa que a plataforma não só já venceu o Prêmio iBest pelo voto popular como se mantém no Top 3 por tantos anos consecutivos”, descreveu Ávila.
A plataforma Gov.br atingiu a marca de utilização por cerca de 155 milhões de brasileiros, que podem acessar mais de 4.200 serviços digitais. Criado também em 2019 com tecnologia Serpro, o Gov.br é gerido pelo MGI. O ministério descreve que, entre os serviços disponíveis na plataforma, estão a prova de vida, aberturas de empresas, Conecte SUS, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital, eSocial e o SouGov.br (voltado aos servidores públicos federais), além da própria CDT.