Notícia
Integração
Soluções Serpro impulsionam o desenvolvimento de cidades inteligentes
O Serpro, empresa pública de tecnologia do governo federal, está presente na 7ª edição da Caravana Federativa, que acontece nos dias 4 e 5 de abril no Centro de Convenções, em João Pessoa. O evento é uma iniciativa do governo federal que está percorrendo todas as regiões do país, destacando-se como uma plataforma para o diálogo e cooperação entre as três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
“Cada caravana é um avanço. Essa é a sétima edição e estamos construindo as caravanas com a união de todo o governo federal. Só tenho a agradecer a atuação de todos os técnicos dos 35 ministérios e das estatais aqui presentes. É uma determinação do nosso ministro Padilha e do nosso presidente Lula de ter a presença do governo federal nas unidades da federação, tratar muito bem governadores e governadoras, prefeitos e prefeitas, e é isso que temos feito e, a cada dia que passa, fazemos mais”, ressalta André Luiz Ceciliano, secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República e organizador do evento.
Tecnologia para cidades inteligentes
Durante a Caravana, o Serpro apresenta suas inovações e soluções tecnológicas a uma gama diversificada de autoridades e representantes de instituições públicas. O gerente de Negócio do Serpro, Carlos Alexandria, destaca a relevância dessa participação para a empresa, sublinhando o contato direto com prefeitos, secretários, bem como com diretores de entidades influentes como a Confederação Nacional dos Municípios.
“O estande do Serpro já atraiu muitos visitantes, facilitando discussões valiosas com organizações públicas, incluindo a Codata, empresa de tecnologia da Paraíba. Além disso, o evento é uma oportunidade excelente para explorar possíveis parcerias e ampliar a visibilidade de produtos especialmente voltados para o desenvolvimento dos municípios, como o Serpro Visão, Serpro Virtual, Radar, SerproID e Serpro Multicloud”, afirma Alexandria.
As caravanas
As Caravanas Federativas desempenham um papel crucial em facilitar a comunicação entre os municípios e o governo federal. A comitiva do governo, composta por representantes de vários ministérios, autarquias e bancos públicos, oferece assistência na elaboração de projetos, na obtenção de recursos e na solução de problemas processuais. O objetivo é fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipal, garantindo um acesso mais amplo aos serviços federais e facilitando a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, entre outros.
O projeto já visitou seis capitais desde agosto de 2023: Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), São Luís (MA) e Fortaleza (CE). A Paraíba sedia a primeira etapa do projeto em 2024.