Notícia
Protagonismo
Brasil reforça liderança em Governo Digital em eventos internacionais
O Brasil reafirma seu protagonismo na transformação digital ao sediar dois eventos internacionais de destaque: a VIII Reunião Ministerial de Governo Digital das Américas - Rede GEALC, nos dias 26 e 27 de novembro, no prédio do Serpro, e o XXIX Congresso Internacional do CLAD, de 26 a 29 de novembro, na Enap, ambos em Brasília. Os encontros reforçam o papel estratégico do país como articulador de políticas digitais globais e seu compromisso com temas como governança de dados, inteligência artificial e inclusão social.
O Serpro participa dos dois eventos para fortalecer sua posição internacional e ampliar a sua visibilidade como braço tecnológico do Governo brasileiro. Durante os encontros, a empresa lança duas novas ofertas para o mercado internacional, agora com foco em governos: govID e Datavalid Global. "Ao compartilhar nossa expertise em governo digital, o Serpro contribui para a transformação digital global e fortalece a economia nacional, conectando o Brasil aos mercados globais e trazendo receitas ao país. Nosso compromisso vai além da tecnologia: buscamos um mundo mais inclusivo, eficiente e sustentável, acelerando a transformação digital de países irmãos", afirma Alexandre Amorim, presidente do Serpro.
Negócios Internacionais: tecnologia brasileira no mercado global
O Serpro alcançou novos marcos na expansão internacional em 2024, consolidando sua presença em 40 países, com 100 clientes internacionais e mais de 270 contratos ativos. Esse crescimento resultou em um faturamento recorde de mais de R$ 7,5 milhões no mercado externo.
Agora voltado também para governos, o Serpro expande sua atuação internacional com duas novas soluções que auxiliam a transformação digital no setor público. O govID oferece uma identidade digital moderna e segura, baseada na tecnologia da CNH Digital, utilizada por mais de 80 milhões de brasileiros, garantindo agilidade e acessibilidade aos serviços governamentais. Já o Datavalid Global conecta governos e cidadãos com tecnologia avançada para validação de identidades, simplificando fraudes e otimizando processos críticos por meio de dados oficiais, reconhecimento facial e validação em tempo real.
"A internacionalização do Serpro é um passo estratégico que reforça o potencial da tecnologia brasileira no mercado global. Embora ainda represente uma pequena fração do faturamento, enxergamos neste mercado uma oportunidade de crescimento sustentável e geração de valor. Com novas soluções para governos, reafirmamos o compromisso de contribuir para a transformação digital de outras nações, alinhando inovação tecnológica a um propósito social. Estamos determinados a expandir essa atuação de forma estruturada, consolidando parcerias e levando nossa expertise a um número crescente de países", afirma Rafael Ferreira, gerente de Internacionalização do Serpro.
A presença do Serpro em eventos internacionais de grande visibilidade como G20, Brics, Cop30, assim como em inciativas específicas do setor público como o CLAD e a Rede GEALC reforça o posicionamento da empresa. "Buscamos expandir nossa atuação no mercado global, mas sobretudo consolidar parcerias e demonstrar como a tecnologia brasileira pode colaborar para a modernização de governos em todo o mundo. Essas agendas oferecem uma oportunidade única para a empresa compartilhar suas soluções, ampliar sua visibilidade e alinhar seus esforços com as demandas globais de transformação digital”, avalia André Agatte, assessor especial do Serpro.
Rede GEALC: cooperação internacional para a transformação digital
A Rede Interamericana de Governo Digital (Rede GEALC) é um espaço de cooperação entre os países das Américas que promove iniciativas de transformação digital com equidade e inovação. Criada com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a rede conecta líderes governamentais para compartilhar experiências, desenvolver soluções e fortalecer os serviços públicos, sempre com foco na inclusão digital.
Durante os dois dias de evento, o Serpro busca estreitar relações com países parceiros em reuniões bilaterais focadas nos desafios de governo e cidadania digital. O Serpro também marcará a presença no painel “Experiências bem-sucedidas de governo digital no Brasil”, com a participação de Alexandre Amorim, presidente do Serpro, ao lado da ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes. A moderação será conduzida por Rogério Mascarenhas, Secretário de Governo Digital do Brasil, abordando casos de sucesso que ilustram o impacto da transformação digital no Brasil e seu potencial para inspirar outras nações.
CLAD reúne lideranças de 24 países
O Congresso Internacional do CLAD, que acontece de 26 a 29 de novembro na sede da Enap, em Brasília, é um dos mais importantes fóruns da América Latina para discutir inovação e modernização na administração pública. O evento reúne especialistas, líderes e acadêmicos de 24 países sob o tema “A transformação necessária para um Estado inclusivo, democrático e eficaz”, promovendo o intercâmbio de boas práticas e soluções para o fortalecimento das administrações públicas.
O Serpro participará do evento com um estande ativo durante os quatro dias, onde sua equipe de internacionalização apresentará soluções tecnológicas específicas para a transformação digital de governos. Além disso, a empresa terá destaque em três apresentações especiais: o painel “Plataformas Digitais Colaborativas: Construindo um Futuro Interconectado para Governos”, com participação do Serpro e do CARF; o painel “Soberania Digital na Era da Nuvem: Evolução ou Continuidade?”, conduzido pelo Serpro com a Receita Federal; e a palestra “A Internacionalização de Soluções Digitais: Conectando o Brasil ao Mundo”. As iniciativas abordarão como as soluções do Serpro impulsionam a modernização do setor público e reforçam o papel da empresa como parceira estratégica na inovação governamental.