Notícia
Internacional
Brasil e Índia debatem uso de computação avançada na formulação e execução de políticas públicas
O Serpro recebeu visita de uma delegação do Centro para o Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC), a principal organização de pesquisa e desenvolvimento do Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia. Na pauta, a formalização de um acordo de cooperação técnica com foco em supercomputadores, inteligência artificial e computação quântica.
A delegação, liderada por Suresh K. Reddy, embaixador indiano no Brasil, se reuniu com o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, e um time de especialistas da estatal formado por: Daniel Lucas de Oliveira, superintendente de Centro de da Dados; Joao Vieira de Almeida Junior, superintendente de Segurança da Informação; Welsinner Gomes de Brito, superintendente de Plataformas Inteligentes e Engenharia de Nuvem; e Arthur Thury Vieira Fisch, assessor especial da Diretoria. O encontro aconteceu no dia 22 de agosto, no edifício sede da estatal, em Brasília.
Tecnologia para países continentais
De acordo com Rafael Ferreira, gerente de Mercado Internacional do Serpro, as duas instituições estão trabalhando em temas semelhantes e já identificaram oportunidades de cooperação para atingir seus objetivos de maneira mais rápida e econômica.
“São dois países com populações massivas e com grandes desafios em suas trajetórias de transformação digital. Avaliamos de maneira muito positiva essa a união de forças. A cooperação vai potencializar nossa capacidade de desenvolvimento de soluções e de prestação de serviços tecnológicos para o Estado e para o cidadão brasileiro”, avaliou.
Segundo ele, os termos do acordo vão envolver a pesquisa e a troca de conhecimento nas áreas de: segurança da informação com computação quântica; estruturação de centros de dados voltados à IA; e computação de alto desempenho (HPC) para políticas públicas.