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Belém adota Radar e SNE para promover transformação digital no trânsito da cidade
A prefeitura de Belém, por meio de sua Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), assinou contrato com Serpro para adoção de duas soluções voltadas à melhoria da gestão do trânsito e à oferta de facilidades aos motoristas: o Radar e o SNE. Este é o maior contrato do conjunto de sistemas na Região Norte e deve qualificar ainda mais o gerenciamento de infrações e oferecer novos benefícios ao cidadão, como o pagamento de multas com desconto de até 40%.
O ato de assinatura contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e da superintendente executiva de Mobilidade Urbana da cidade, Ana Valéria Borges. Pelo Serpro, participaram o assessor da presidência, André Agatte, e os superintendentes de Novos Negócios, Thiago Baere, e de Governo Digital, Alexandre Ávila, dentre outros representantes do município e da empresa.
"Essa parceria significa a modernização tecnológica da estrutura viária de fiscalização de trânsito do município. Nosso objetivo é melhorar a gestão da prefeitura e também a prestação de serviços para os cidadãos. Com o Radar e o SNE, Belém vai poder concentrar todas as infrações registradas pelas operadoras de radar e pelos agentes, permitindo seu fluxo eletrônico de ponta a ponta e a consolidação de relatórios geolocalizados para orientação das políticas de trânsito da cidade", explicou o superintendente Thiago Baere, no encontro do último dia 12 de janeiro.
Novas soluções para o município
De acordo com Guilherme Alvares, gerente de Negócio do Serpro, o processo de implantação do sistema Radar vai levar entre 30 e 90 dias, a depender das integrações a serem construídas, envolvendo operadoras de radar, bancos e os Correios. "Este é o primeiro grande contrato com uma capital do Norte do país, para o segmento de trânsito, o que contribui para aumentar a presença do Serpro em todo o Brasil”, acrescenta ele, que também é consultor comercial da empresa para a região, uma iniciativa do Serpro de aproximação ainda maior com os estados e municípios.
Na avaliação de Carlos Magno Arantes, especialista do segmento de trânsito no Serpro, os dois sistemas recém-contratados pela prefeitura de Belém foram criados para tornar o processo de gestão de infrações mais ágil, transparente e acessível, retornado benefícios para toda a sociedade. “A gestão eficiente do trânsito é um componente crucial para a mobilidade urbana, e a adoção do Radar e do SNE representa um passo positivo nessa direção", conclui.
Serpro pode ser parceiro na realização da COP 30
Em uma segunda agenda com o prefeito de Belém e com a comissão municipal dedicada à COP 30, o assessor da presidência do Serpro, André Agatte, iniciou as conversas sobre a possibilidade de o Serpro apoiar na organização do evento. O representante da estatal também se reuniu com comissão estadual para a conferência, vinculada ao gabinete da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma.
“O Serpro, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica, está em constante diálogo com estados e municípios, oferecendo soluções vitais como o Radar e o SNE para a administração pública. Além disso, queremos ir além e apoiar os estados e municípios em variadas esferas fortalecendo assim o nosso compromisso com o pacto federativo", avaliou Agatte.
O Brasil foi formalmente confirmado como sede da COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025. Nessa mesma reunião, o Serpro conversou com a Comissão organizadora do evento, avaliando as possibilidades de apoiar a Prefeitura de Belém nesse grande projeto do Brasil.
Economia de R$ 625 milhões
Desde que foi lançado, o SNE já economizou mais de R$ 625 milhões no pagamento de infrações de trânsito dos motoristas brasileiros. Para os cidadãos, a grande vantagem é a redução no preço das infrações, mas merece destaque também a facilidade para o pagamento e o acompanhamento das notificações. Para o órgão autuador, o SNE traz redução no custo por notificação de infração, celeridade na entrega das notificações e aumento da efetividade no pagamento das multas.
Já o Radar é utilizado por vários órgãos autuadores do país. São cinquenta e três municípios, quatro Detrans, três DERs, além da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). São diversos sistemas interligados, que incluem desde a tecnologia de impressão das infrações junto aos Correios; a comunicação com a rede de agentes de trânsito e com sistemas dos bancos. Todas as operadoras de radares e barreiras eletrônicas conveniadas também se integram à solução, permitindo a auditoria das imagens.