Notícia
Parcerias
Alianças estratégicas para construir um futuro sustentável e inclusivo
Crédito da imagem: Freepik
Desenvolver soluções tecnológicas que atendam ao setor público, com ênfase em sustentabilidade e inclusão de minorias, fortalecendo o compromisso social e ambiental do Estado brasileiro: essa é uma missão institucional que o Serpro quer potencializar com a parceria de empresas que tenham em seu DNA a ética, a criatividade e a tecnologia.
A estatal de TI do governo federal tem um extenso programa de parcerias em oportunidade de negócios com os setores público e privado, priorizando aquelas organizações que compartilham ações de cunho ambiental, social e de governança. A ideia de estabelecer requisitos ESG para a definição das organizações parceiras não significa uma barreira, mas visa dar uma sinalização clara ao mercado do compromisso do Serpro em entregar soluções inovadoras e responsáveis para a sociedade.
"O compromisso do Serpro com as diretrizes de ESG vai além de uma mera formalidade. Queremos parceiros que compartilhem de nossos valores e que se preocupem com a qualidade dos serviços entregues. Isso é essencial para garantir que nossos clientes tenham acesso a soluções aderentes aos mais altos padrões de compliance e sustentabilidade", afirmou Éder Luís dos Santos, responsável pelo departamento de parcerias do Serpro.
Premissas valorizadas
Os editais de chamamento para formação das parcerias atuais já contemplam requisitos com pontuações adicionais para empresas que apresentem certificações e iniciativas alinhadas às demandas atuais do mercado em diversas áreas. Entre os principais aspectos recomendados pelo Comitê de ESG do Serpro, destacam-se:
- Certificação de Qualidade ABNT NBR ISO 9001: Demonstra a capacidade da empresa em garantir que seus processos tenham recursos suficientes e sejam gerenciados de forma adequada; além da capacidade de identificar fatores que poderiam causar desvios nos processos, prejudicando a gestão da qualidade e sustentabilidade da empresa.
- Certificação de Gestão Ambiental ABNT NBR ISO 14001: Comprova a adoção de práticas que minimizam o impacto ambiental, um pilar fundamental para a sustentabilidade.
- Programas Sociais e de Inclusão: Empresas parceiras que possam promover projetos voltados à representatividade e inclusão de minorias, valorização de funcionários, combate ao preconceito e à misoginia, e ao assédio sexual, além de promover o bem-estar no ambiente de trabalho.
- Governança Transparente e Ética: deseja-se que as empresas possuam canais de denúncia independentes e políticas claras contra corrupção.
“Para o Serpro, valorizar parcerias com empresas que adotam essas práticas representa um compromisso que vai além do atendimento às necessidades dos clientes. É uma demonstração clara de que fomentamos relações com organizações que geram impacto social e ambiental positivo, destacando nossa dedicação em promover soluções que integram responsabilidade e inovação”, complementou Éder.
Como ser uma empresa parceira do Serpro?
O Serpro busca estabelecer parcerias com empresas públicas e privadas por meio de editais publicados em seu portal oficial. Cada edital traz orientações específicas para as candidaturas, de forma que cada oportunidade segue um processo próprio, sendo uma de suas fases o "Chamamento Público".
Embora os requisitos ESG não sejam obrigatórios para firmar uma parceria, as empresas que possuem iniciativas de sustentabilidade e inclusão recebem pontuações adicionais, aumentando suas chances de serem selecionadas para futuras colaborações.
Para garantir o comprometimento contínuo com as diretrizes de sustentabilidade e inclusão, o Serpro está desenvolvendo um plano de monitoramento que incluirá cláusulas contratuais de acompanhamento para os parceiros com iniciativas em ESG.