Notícia
Experiência
Órgão de tecnologia do Governo de Angola faz benchmarking com o Serpro

A alta liderança do Serviço de Tecnologia de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (Setic-FP), órgão vinculado ao Ministério das Finanças da República de Angola, realizou, na tarde da última sexta-feira, 10 de fevereiro, benchmarking com as áreas de desenvolvimento e negócios do Serpro. A ação ocorreu na Regional Florianópolis (SC) e contou com apresentações online de especialistas da empresa de outras localidades.
Os visitantes foram recepcionados na regional pelas analistas do segmento de comércio exterior do Serpro, Janice Deters e Fairus Manfroi, e pelo líder do departamento de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia de Solucoes Digitais, Jonas Vian. Nas interações online, participaram os chefes das divisões de negócios para Mercado Internacional, Brayam Gonçalves, e de Soluções para Comércio Exterior - Segmento Exportação, Israel Gonçalves. Já o tema desenvolvimento de sistemas foi apresentado à distância pelo líder da divisão de Processos e Metodologias de Trabalho, Vanderson Botelho.
“Nós já realizamos trabalhos para a República Angolana, o que motivou o Setic-FP, em pedir a visita para benchmarking sobre desenvolvimento de software para finanças públicas”, explica Janice Deters. Segundo ela, “os executivos do Setic-FP requisitaram a visita por enxergarem o Serpro como referência no setor e desejarem conhecer nosso portfólio de negócios”.
Processo de desenvolvimento
“Na cadeia de valor do Serpro, temos um macroprocesso que é o provimento de soluções digitais, que abrange o processo de criar e sustentar soluções digitais com uma visão BPMN (Business Process Modeling Notation), baseada em princípios e práticas ágeis,” explicou Vanderson Botelho em sua apresentação. Para ele, o pensamento enxuto e a liderança transformadora e inspiradora possibilitam “uma visão agnóstica das metodologias ágeis e estimulam os times a buscarem práticas, métodos e abordagens de acordo com o contexto em que estão desenvolvendo”.
“Estimulamos a cultura ágil, buscamos aplicar conteúdos como o mindset da eficácia e prezamos pela flexibilidade pois ela é um fator chave no nosso processo de desenvolvimento, permitindo que cada um dos times da solução avalie quais práticas e abordagens estão mais adequadas com o contexto da sua solução, do produto e também do cliente”, concluiu o gerente de Processos e Metodologias.
Experiência valorizada
Para diretor geral do Setic-FP, Dilson Emanuel Tavares Coelho, que liderou a comitiva, a visita foi esclarecedora e muito rica em conteúdo. “Conseguimos ter uma visão ampla sobre o grande desafio que nós enfrentaremos para o processo da informação digital em Angola. Um trabalho que queremos começar já agora em 2023”, afirmou. “Conhecer os produtos e serviços, além das várias abordagens do próprio processo de maturidade no desenvolvimento de software realizado aqui no Serpro nos inspira e esperamos conseguir replicar algumas abordagens, levar a experiência do Serpro, principalmente na área de desenvolvimento”, enaltece o diretor.
Para Dilson Coelho, a visão do Serpro é avançada e muito à frente em relação a outras instituições que puderam conhecer. “O processo de desenvolvimento de software é efetivamente diferente em relação a outras empresas ou instituições. O processo é extremamente detalhado, permitindo uma rastreabilidade, de fato, desde o início, que é a solicitação, até o desenvolvimento e entrega do produto”, elogia.
Ainda segundo o diretor angolano, o Setic tem muito a aprender com o Serpro, “desde o nível de estrutura até o nível da operação e sobre como uma instituição evolui de uma empresa em estado artesanal e tradicional para uma transição digital”, disse. "Hoje, o Setic olha a tecnologia de forma diferente. Nós queremos conectar o Estado com a sociedade usando, de fato, soluções digitais que possam alavancar a economia, trazer valor para a administração pública", finaliza.
Sobre o Setic-FP
O Serviço de Tecnologias de informação e Comunicação para as Finanças Públicas (Setic-FP) foi criado em 2015 pelo Ministério das Finanças da República de angola, com a missão de estabelecer normas e padrões para as infraestruturas tecnológicas e para o desenvolvimento, contratação, homologação e gestão dos sistemas de informação das Finanças Públicas, que asseguram a confiabilidade, integridade e confidencialidade dos dados, com vista à promoção de uma visão integrada da informação.
O Setic-FP é responsável pelo Sistema de Negócios (SIGFE), solução tecnológica do Ministério das Finanças que registra, controla e contabiliza toda a execução financeira, orçamental, contabilística e patrimonial do Estado Angolano, em tempo real, além de atuar no suporte à infraestrutura e portais para o Ministério das Finanças.