Notícia
e-Gov
Tecnologia para transformar municípios em cidades inteligentes

Conectar municípios e parceiros públicos e privados na construção de cidades mais inteligentes no Brasil: este é o objetivo do Smart City Expo 2023, evento que começa hoje, 22 de março, na cidade de Curitiba (PR). O Serpro está presente entre os expositores, com o objetivo de levar suas soluções e experiência na conexão de governo e sociedade a todo o público presente. O evento vai até esta sexta, dia 24, no Expo Renault Barigui.
O diretor-presidente do Serpro, Alexandre Amorim, compareceu ao estande que a empresa montou para apresentar suas soluções e considerou que é um ambiente propício para a busca de parcerias e para conhecer a realidade dos municípios. “Temos um portfólio de produtos e serviços com diversas soluções que são pensadas especialmente para os municípios. Por isso é importante pra nós estarmos neste evento que reúne mais de 500 prefeituras preocupadas com a transformação digital das suas cidades”, ponderou.
Por sua vez, o diretor de relacionamento com clientes do Serpro, André de Cesero, ressaltou a importância de fixar a imagem do Serpro junto às cidades, que atendem o cidadão de forma mais direta. “Temos de ser vistos como um parceiro de negócios, para entender como fazemos essa aproximação da inteligência que temos de governo na esfera federal com as necessidades e tecnologias que são aplicadas hoje nas prefeituras”, afirmou.
Certificação em nuvem
Entre as tecnologias apresentadas pelo Serpro no evento, estava o certificado digital em nuvem. A solução foi apresentada a servidores públicos das três esferas e, até o último dia do evento, o estande conta com a presença de profissionais para atender a todos desejam uma identificação digital que pode ser acessada através de dispositivos móveis.
Um dos servidores que aproveitou a oportunidade foi Célio Américo, gerente de filial Gov.Br da Caixa Econômica Federal. Para ele, obter um certificado digital em nuvem é ter uma maior facilidade no exercício de seu trabalho. “Na Caixa hoje, todos os nossos documentos têm de ter assinatura digital”, explica, citando o exemplo de quando empregados não estão em serviço nas instalações do banco: “Quando estamos em viagem, fica mais fácil fazer as assinaturas, ao invés de pessoalmente, a punho”.
A participação do Serpro não para por aqui. Amanhã, às 11h, no palco Ágora, os gerentes de negócio Anderson Germano e Dulcimara Delfes apresentarão o Cidades Gov.br como motor de serviços digitais ao cidadão. A equipe do Serpro continuará presente para atender quaisquer dúvidas e conversar com eventuais interessados em suas soluções.