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Gestão Pública
SouGov.Br recebe duplo reconhecimento no 27º Concurso de Inovação no Setor Público

A premiação do 27º Concurso de Inovação no Setor Público fez parte da programação do último dia da Semana de Inovação 2023, promovida pela Enap. O SouGov.Br, desenvolvido pelo Serpro para Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi a iniciativa mais votada pelo público e também ficou com o 3º lugar pelo júri na categoria “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal”.
O prêmio da Escolha do Público foi uma das novidades da 27ª edição do concurso, e que foi entregue às iniciativas melhor avaliadas por meio de votação online e aberta. Assim como também foi lançada a nova categoria específica, voltada a premiar a Inovação ambiental. Mais de 16 mil pessoas participaram da eleição virtual. Neste ano, no total, foram 23 inciativas finalistas dos governos federal, estaduais, municipais e consórcios intermunicipais com mais de 200 mil habitantes.
"O Serpro é mais que uma empresa de tecnologia, é uma empresa de inteligência. E isso se comprova quando fazemos parte de uma solução que aplica tecnologia para melhorar a vida das pessoas, neste caso, especialmente, do servidor público, ativo ou inativo, pensionistas... E podemos chamar de Inovação com 'I" maiúsculo porque é reconhecida pelos seus próprios usuários e também por gente especializada no assunto", afirmou o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
Inovar para as pessoas
Antonio Fiuza, diretor de Soluções Digitais e Informações Gerenciais do MGI e que está à frente do projeto SouGov, destacou a relevância da inovação no setor público. "Recebemos um prêmio incrível. E esse prêmio, além do reconhecimento de toda a equipe do MGI e do Serpro, um time supercompetente, mostra a importância da inovação no serviço público e que é um estímulo para seguir inovando, trazer a criatividade, pensar diferente para um serviço público melhor”, enfatizou.
“O SouGov é uma solução coletiva, um serviço público moderno, ágil. Uma premiação como essa mostra que podemos fazer a diferença no dia a dia do servidor”, completou Fiuza. “Obrigado pela parceria do Serpro, sem ela, não estaríamos aqui hoje ganhando esse prêmio", celebrou o diretor do MGI.
“É um reconhecimento muito importante, principalmente pelo público, porque nós fazemos o SouGov para as pessoas, para os aposentados, pensionistas, servidores ativos, então é para esse público que votou na gente”, comemorou o gerente de negócios para o segmento de gestão de pessoas do governo federal, Lindomar Oliveira. “Nós desenvolvemos esse aplicativo pensando na usabilidade, nas funcionalidades que essas pessoas precisam. Então isso é um reconhecimento do trabalho que a gente faz”, completou.
Para o gestor da empresa pública, o SouGov inova ao permitir todo o acesso à gestão de pessoas na palma da mão, sem a necessidade de ir até um setor de RH. Um aplicativo que possibilita protocolar documentos, fazer consultas e acompanhar as suas necessidades pelo celular. “Isso é a transformação digital. Isso é fazer realmente com que se faça um atendimento mais ágil, sem filas, automatizado”, declarou Lindomar.
Prova de vida foi uma das inovações recentes
“Para nós, é uma premiação muito importante e significativa porque é um serviço que chega na ponta para o servidor público federal”, comemorou a consultora de Negócio Greicy Rigo, integrante do projeto SouGov no Serpro. “Mais recentemente, incluímos a prova de vida no aplicativo, o que facilitou ainda mais o acesso do servidor, ativo ou inativo, aposentado ou pensionista, aos serviços do governo”, declarou. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento do trabalho de vários times Serpro que atuam na solução em parceria com nosso cliente [a Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI]”, concluiu.
A solução
O SouGov.Br é uma plataforma com serviços de gestão de pessoas exclusivos para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados políticos do poder Executivo Federal civil. A prova de vida foi incorporada no segundo semestre de 2023, integrando o conjunto de mais de 40 serviços da solução que atende a mais de 1,3 milhão de usuários cadastrados.
Mais informações sobre o 27º Concurso de Inovação no Setor Público, clique aqui. Confira também o álbum de imagens da participação do Serpro e do MGI na premiação.