Notícia
Reconhecimento
Soluções com a marca Serpro conquistam prêmio de inovação pública

Iniciativas bem-sucedidas e que estimulam o desenvolvimento de princípios governamentais para a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos órgãos brasileiros foram apresentadas no 1º Congresso IBGP de Inovação Pública, realizado nesta quarta-feira, 2 de agosto, em Brasília. Os quinze projetos mais inovadores, dentre os 61 inscritos, foram conhecidos durante o evento. O "Prêmio IBGP 10 Anos", do Instituto Brasileiro de Governança Pública, definiu os premiados, dentre eles, duas soluções com a marca do Serpro:
- e-Título na nuvem (Tribunal Superior Eleitoral), conquistou o primeiro lugar na Categoria Órgãos do Judiciário;
- Carteira Digital de Trânsito (Ministério dos Transportes), o segundo lugar na categoria Ministérios e Órgãos Federais.
O e-Titulo é uma solução totalmente desenvolvida pelo TSE, mas que contou com o apoio do Serpro em sua jornada para a nuvem. “O grande desafio era torná-la totalmente acessível e disponível ao cidadão eleitor no momento que ele mais precisava, ou seja, nos dois turnos das eleições. Parte da solução foi processada no Serpro Multicloud, que possibilitou a alta disponibilidade e nenhuma intercorrência durante todo o período de alta demanda”, ressaltou Bruno Vilela, superintendente de Negócios Estratégicos do Serpro. "A satisfação dos usuários com a prestação do serviço público se reflete diretamente na imagem da aplicação. É o Estado cumprindo o seu papel da transformação digital se aproximando cada vez mais do cidadão", complementou.
Brenno Bello Sampaio Pinto, superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos do Serpro, destacou que a CDT é uma solução revolucionária que simplifica a vida dos cidadãos. Por meio dessa plataforma digital, os condutores podem portar eletronicamente documentos como a CNH e o CRLV. “Além disso, o aplicativo oferece diversos serviços relacionados ao trânsito, como pagamento de infrações com desconto, venda digital de veículos com assinatura eletrônica e reconhecimento facial, compartilhamento do CRLV digital, indicação do principal condutor e alertas automatizados”, pontuou.
Atualmente, mais de 50 milhões de brasileiros utilizam a CDT, comprovando sua efetividade no dia a dia. O objetivo é ampliar a integração com os estados para ofertar novos os serviços digitais, simplificando ainda mais os assuntos relacionados ao trânsito e evitando filas e burocracia desnecessária. “Buscamos um futuro ágil, conectado e acessível para toda a população”, ressaltou Brenno.
Reconhecimento
Além destas duas soluções com a marca Serpro, foram escolhidos outros importantes projetos de órgãos públicos brasileiros, como:
- Pix - Arranjo de Pagamentos Instantâneos Brasileiro (Banco Central do Brasil);
- Carteira de Traballho Digital (Dataprev);
- Portal de Transparência (CGU);
- Força Tarefa Cidadã - Compromisso pela Transparência Pública (TCU);
- Carteira de Identificação do Autista Digital (MTI);
- Sistema de Controle - Depósitos Judiciais (Banco do Brasil);
- LexEdit Emendas de Medidas Provisórias (Prodasen);
- Super aplicativo Portal (TCE/SP);
- Plataforma Digital do Poder Judiciário (CNJ);
- Trabalho de inteligência judiciária (STJ);
- Módulo de Solicitação para Ambulante Fixo (Seplad/DF);
- Portal Unificado de Serviços “mt.gov.br” (Seplag/MT); e
- Sistema de Cota de Soleira Online (Seduh/DF)
A premiação levou em consideração cinco critérios para definir os vencedores: benefício para o cidadão; características inovadoras; maturidade do projeto; facilidade de replicação em outros órgãos; e custos de desenvolvimento.
Os vencedores do "Prêmio IBGP 10 Anos" participarão do evento de capacitação gratuita denominado 1º Workshop IBGP sobre Inovação Pública, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, para intercâmbio com professores e especialistas em tecnologias inovadoras aplicáveis ao setor público brasileiro.
IBGP
O Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP) é um centro de treinamento focado na capacitação de agentes do setor público brasileiro, com a missão de contribuir com o aprimoramento da governança no setor por meio do desenvolvimento e qualificação de gestores, auditores e técnicos.
O IBGP também envolve o incentivo à pesquisa e à integração entre o mercado e entidades governamentais, promovendo estudos, debates e publicações sobre os temas de governança, riscos e controle no âmbito do setor público.