Notícia
Tecnologia
Conferência discute o fomento de cidades inteligentes no Brasil

Com a proposta de debater a “Inovações e tecnologias digitais na educação municipal”, a Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) promoveu o Smart Gov Centro-Oeste, nos dias 21 e 22 de junho. O evento reuniu, em Goiânia, representantes de mais de 60 municípios para palestras, apresentações de projetos inovadores e o diálogo entre as empresas parceiras em TI.
Na tarde do segundo dia da conferência, o diretor de Relacionamento com Clientes, Andre de Cesero, e o diretor de Operações do Serpro, Leandro Moreira Garcia, participaram de uma mesa que discutiu a importância da união de forças com municípios e empresas públicas de processamento de dados para impulsionar a transformação digital nas cidades brasileiras.
O Cidades Gov.br entrou na pauta do encontro, destacado como uma importante ferramenta de modernização dos municípios. A solução desenvolvida pelo Serpro permite a criação e oferta de serviços públicos online e disponibiliza um portal personalizado para as cidades. Com ela, a prefeitura passa a ter integração direta com o Gov.Br, o que significa que os cidadãos poderão utilizar o login da plataforma no âmbito municipal, eliminando a necessidade de lembrar de mais um nome de usuário e senha e aumentando a segurança para todos.
Na ocasião, o diretor André de Cesero afirmou que, para além do Cidades Gov.br, que é uma tecnologia especialmente pensada para os municípios e já pronta para uso, o Serpro está aberto à realização de parcerias e ao desenvolvimento conjunto de novas soluções para potencializar a transformação digital no país. Em sua fala, o diretor Leandro Moreira Garcia fez questão de ressaltar que uma de suas missões é transformar o Serpro no provedor de nuvem pública do governo federal.
Sobre a Anciti
A Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) é composta por entidades representativas da Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito municipal. Tem como missão promover a integração entre essas entidades, fomentando a educação corporativa, o intercâmbio de conhecimentos e experiências e a conquista dos desafios impostos aos gestores de TI na busca de soluções para melhoria da administração pública e dos serviços entregues ao cidadão brasileiro.