Notícia
Trânsito
Serpro e governo de Minas avançam em parceria para transformação digital no trânsito do estado

Em reunião realizada na Cidade Administrativa, sede do governo estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte, representantes do Serpro e do Governo de Minas discutiram a digitalização e melhoria dos serviços de trânsito no estado.
O encontro marcou um passo significativo na parceria entre o Serpro e o Governo de Minas, com foco na implementação de tecnologias avançadas para aprimorar a gestão de trânsito do estado, com destaque para o Sistema Radar.
Presente à reunião, o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, apresentou o Radar, destacou os benefícios da solução, que já é utilizada por mais de 40 clientes em todo o país, e sublinhou a importância desta parceria que está sendo construída para acelerar a modernização de processos no estado.
Além dessa apresentação, outro importante objetivo do encontro foi escutar e entender as necessidades específicas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), abordando temas como evolução no atendimento, digitalização de serviços e outras áreas nas quais o Serpro pode oferecer suporte.
Com a Lei nº 24.313/23 e o decreto 48.636/23, a gestão de trânsito em Minas Gerais passou para a Seplag-MG. Essa mudança criou a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), responsável pelo registro de veículos, normatização e fiscalização do trânsito, integrando-a ao Sistema Nacional de Trânsito e centralizando as atividades de trânsito sob a Secretaria para melhor coordenação e eficiência.
Radar
Desenvolvido pelo Serpro, o Sistema Radar revoluciona a gestão de trânsito ao automatizar o registro e processamento de infrações. Utilizando um aplicativo para talonário eletrônico, agentes de trânsito podem registrar infrações instantaneamente, com o sistema identificando e corrigindo inconsistências em tempo real. A solução também centraliza dados de infrações, facilitando a análise e a formulação de políticas de trânsito por gestores públicos. Além disso, a notificação automatizada aos motoristas reduz a burocracia e o uso de papel, tornando o processo mais eficiente e sustentável.
O encontro
Realizada no dia 20 de dezembro, a reunião contou com a presença de representantes do estado e do Serpro. Pela parte do governo de Minas, estiveram presentes Luísa Cardoso Barreto, secretária de Estado de Planejamento e Gestão; Lucas Vilas Boas Pacheco, da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito; e outros membros influentes da administração estadual, como Camila Barbosa Neves e Rodrigo Diniz Lara, subsecretários de Inovação e Gestão Estratégica e de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, respectivamente.
Por parte do Serpro, além do diretor André de Cesero, marcaram presença: Thiago Baere, superintendente de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios; Brenno Sampaio, superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos; Guilherme Alvares, gerente de Negócio para Governo; Carlos Magno Arantes, técnico da Divisão de Negócio de Especialistas em Vendas Multiclientes; e Sandro Lopes, analista da Divisão de Negócio de Gestão de Produtos do Segmento Infraestrutura.