Notícia
Debate
Serpro discute cidadania digital em evento sobre TI no setor público

O diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, participou do principal painel do segundo dia do Secop 2023, evento que reuniu autoridades e especialistas em TI do setor público e vários outros atores do mercado de tecnologia, nos dias 24 e 25 de agosto, em Brasília.
Além do diretor do Serpro, o painel “Cidadania Digital: Digitalizar para Desburocratizar” contou com autoridades do Executivo federal, do Judiciário e dos estados do Ceará, Rio de Janeiro e de São Paulo. Perguntado sobre a expansão acessível dos serviços públicos no país, André de Cesero afirmou que a empresa tem enfrentado questões como inclusão e letramento digital. “Nós temos feito um investimento muito mais especializado em identificar a necessidade do cidadão do que especificamente em qual deve ser a tecnologia que vamos usar”, afirmou.
Cesero relembrou a experiência com titulação de terras com a Plataforma de Governança Territorial. O diretor afirmou que, nesse caso, o processo de aprendizado da tecnologia foi muito mais fácil, já que o cidadão podia enxergar os benefícios, como obter rapidamente o título da sua propriedade rural. “Num determinado momento, os governos acabaram começando de trás pra frente, muito preocupados em traduzir a inovação e a transformação digital em soluções, aplicativos, e tanta oferta digital pode acabar levando a uma confusão para os cidadãos”, acrescentou.
Serviços públicos com IA generativa
No período da tarde, o gestor do Centro de Excelência em Análise de Dados e IA do Serpro, Carlos Rodrigo Lima ministrou a palestra “A Inteligência Artificial no centro da transformação digital”. O especialista apresentou o Aibio, solução do Serpro que une poderosa base de dados do cidadão, motores de validação biométrica e inteligência artificial.
Carlos Rodrigo demonstrou como as ferramentas de prova de vida e de reconhecimento facial, de impressões digitais, de documentos e outras têm acelerado a atuação do setor público no atendimento à população. Em relação a IA Generativa, a tecnologia já tem auxiliado, por exemplo, clientes do Serpro que precisam julgar grandes quantidades de requerimentos realizadas por cidadãos, oferecendo propostas de decisão baseadas no histórico, recomendações de resposta, além da distribuição e priorização das demandas para agentes públicos responsáveis.
O Serpro também tem a primeira solução do Brasil a unir chatbots com inteligência artificial generativa, o SerproBots. “A IA pode ajudar muito na transformação digital, com chatbots inteligentes, assistente administrativo de trabalho, geração de insights, sumarização de textos e muitas outras aplicações, concluiu.
O evento
O Secop, que está em sua 50ª edição, é voltado a profissionais e especialistas em tecnologia da informação e comunicação que atuam na gestão pública. Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-Tic) e realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, o evento aborda tópicos como inovação tecnológica, segurança de dados e transformação digital.
No painel “Cidadania Digital: Digitalizar para Desburocratizar”, além de André de Cesero do Serpro, participaram: a secretária adjunta de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Luanna Roncaratti; os secretários de TI do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Antônio Francisco Rolla; de Transformação Digital do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Farias; executivo de Gestão e Governo Digital do Estado do Ceará, Auler Sousa; o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção; e o diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp, André Sucupira. A moderadora foi a editora do Convergência Digital, Ana Paula Lobo.