Notícia
GRCI
Serpro realizou seminário sobre integridade no fortalecimento das organizações públicas

O webinar "As Instâncias de Integridade no fortalecimento das organizações públicas, transparência e governança", organizado pelo Serpro, foi realizado na terça-feira, 4 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal da empresa no Youtube. O seminário contou com as apresentações da diretora de Responsabilização de Agentes Públicos da Controladoria-Geral da União (CGU), Carla Cotta, e da corregedora do Ministério da Fazenda, Patrícia Parente.
A abertura do evento foi feita pelo diretor Jurídico, de Governança, Gestão e Riscos do Serpro, Alexandre Maimoni, que destacou a importância do tema para o fortalecimento das entidades públicas. “Eventos como esse são instrumentos de fortalecimento da cultura de integridade, da anticorrupção e de boas práticas de gestão. Espero que esta iniciativa se some a outras de transformação cultural nas empresas estatais e que sirva para disseminar ainda mais o tema para toda a sociedade”, afirmou Maimoni.
Carla Rodrigues Cotta, diretora da CGU, falou sobre os programas de integridade nas organizações brasileiras. Ao tratar do papel das corregedorias na integridade, a diretora destacou que a prevenção deve ser prioridade em relação às punições. “Temos um ciclo de detecção, prevenção e, se for o caso, punição. A punição vem sempre por último, quando a prevenção, a gestão, não deu certo, aí não resta outra solução que não a responsabilização”, afirmou. “O que pretendemos é que a prevenção seja tão boa, que não seja necessário um processo disciplinar”, acrescentou a diretora.
A corregedora do Ministério da Fazenda, Patrícia Pullen Parente, abordou um breve histórico sobre a corrupção e destacou os custos dela para o Brasil. “A corrupção consome 8% de tudo que é arrecadado no país”, afirmou. Em sua fala, ela também ressaltou a importância da prevenção. “A governança pública abrange controle, estruturas organizacionais sólidas, definição de processos, mas o que há de diferente é que a governança considera fundamental a disseminação de uma cultura de integridade, com ênfase na prevenção e não somente nas condutas irregulares”, declarou.
Perdeu o Webinar? Todo o seminário está disponível no Youtube. Assista agora.
Disseminando a cultura GRCI
O webinar faz parte da trilha de aprendizagem "GRCI EM...", desenvolvida pelo Serpro, que também inclui outros conteúdos, como podcasts e webseries, para difundir e discutir ideias e iniciativas relacionadas à promoção da integridade na administração pública. GRCI é a sigla para Governança, Riscos, Correição, Conformidade e Integridade.