Notícia
ESG
Serpro promove inclusão digital na Marcha das Margaridas

Crédito fotos: Anderson Riedel
As milhares de mulheres do alojamento da Marcha das Margaridas puderam contar com o apoio do Serpro, que garantiu um espaço de inclusão digital no evento. Uma tenda da empresa funcionou das 9h às 20h, emitindo certificados digitais gratuitos e promovendo atendimento para abertura, upgrade e solução de problemas nas contas Gov.br. As equipes do Serpro se revezaram no atendimento ao público do evento, que superou as 100 mil participantes.
“A empresa está participando de uma manifestação popular, próximo às cidadãs que estão aqui reunidas. O Serpro, uma empresa estatal, que pertence ao povo brasileiro, cumpre seu papel em servir a vocês. Trabalhamos pela transformação social e inclusão digital do povo brasileiro”, explicou, durante o evento, o diretor presidente do Serpro, Alexandre Amorim. Segundo o presidente, a empresa não fez investimentos financeiros no evento, mas prestou apoio institucional e ofereceu serviços de governo.
Na tenda do Serpro, localizada logo na entrada do pavilhão, foram disponibilizados serviços de orientação sobre a plataforma Gov.br e oferta gratuita de certificados digitais em nuvem. "Eu estava com problema para acessar meu INSS. Achei importante vir aqui para receber mais informações sobre o Gov.br. O Serpro me forneceu o certificado digital, transformei minha conta em Ouro e já estou acessando as informações do INSS", contou Roberta Silva, que veio do município de Ponta de Pedras, da Ilha do Marajó, Pará. "Essa é a minha quinta Marcha e todo o conhecimento que eu tiver aqui eu vou levar para as minhas comunidades, mulheres roceiras, agricultoras, pescadoras, que não puderam vir", acrescentou.
Contribuição do Serpro para a infraestrutura
A superintendente de Operações do Serpro, Maira Cristine Silva, falou sobre o desafio de infraestrutura de TI para a empresa no evento. “A nossa missão foi disponibilizar wi-fi aberto para toda a Marcha das Margaridas. Uma grande satisfação fornecer internet gratuita e de qualidade do governo para toda essa a comunidade. E foi um grande sucesso”. De acordo com a gestora, foram mais de mil acessos simultâneos, chegando a quatro mil separados, 500 giga de tráfego transmitido, mais de 20 a peso, atendendo todo o pavilhão e também as tendas de credenciamento.
Marcos Pereira, assessor da Contag, um dos principais líderes da infraestrutura completa da 7ª Marcha das Margaridas, celebrou a parceria com o Serpro. “Nós tivemos que, em um dia, montar a estrutura de uma cidade enorme, e o Serpro teve uma contribuição importantíssima nessa primeira parceria com a Contag, em especial com a internet, e justamente num evento da magnitude da Marcha das Margaridas”, afirmou. “Ficamos muito felizes e agradecidos por esse momento, não só com a internet, mas também nos outros espaços com as demais ações da empresa aqui dentro da Marcha”, concluiu Marcos.
Patrocínio para inclusão sociodigital de mulheres
Também no evento, o Serpro anunciou o lançamento do Edital Agora 2M, voltado para o patrocínio de projetos de inclusão sociodigital de mulheres negras, indígenas, quilombolas, ciganas e pertencentes a outras comunidades tradicionais, periféricas, privadas de liberdade e em situação de vulnerabilidade.
A superintendente de Comunicação e Marketing do Serpro, Loyanne Salles, defende que a estatal desenvolveu o Programa Agora para construir um presente e um futuro mais inclusivo. "O Agora é a forma que a empresa viabiliza o investimento social e nós escolhemos focar na inclusão sociodigital, pois acreditamos que essa é também uma das missões do Serpro: apoiar o Brasil em uma cidadania digital que alcance todas as pessoas", diz.
Segundo Loyanne, o Serpro se posiciona fortemente como uma instituição pública presente na luta por uma sociedade mais justa, inclusiva e que fomenta o crescimento e o fortalecimento das mulheres no Brasil.
A atuação do Serpro na Marcha das Margaridas está em harmonia com o Projeto Estratégico de ESG da empresa, que se baseia no tripé pessoas, meio ambiente e governança. “Nossa empresa tem uma história de atuação junto à sociedade brasileira. Já tivemos, por exemplo, ações em populações ribeirinhas, hospitais psiquiátricos, grupos de trabalhadoras do sexo, que tiveram um impacto enorme na vida das pessoas”, explica Valéria Silva gerente da área responsável pelo tema na empresa pública. o Serpro. “É uma tendência de negócios mundial, assim como é nossa tendência, como empresa pública voltarmos novamente nosso olhar para a sociedade”, explica.
Confira aqui imagens da Marcha e da participação do Serpro
Surpresa
Regina Maia é assistente social de uma ONG em Fortaleza e participa pela primeira vez da Marcha das Margaridas. “Eu estava andando pelo acampamento e vi uma barraca em que estava escrito ‘inclusão digital fortalecendo as mulheres’, fiquei curiosa e entrei. Já saí com meu certificado digital”, relata. No mesmo local, Regina ficou sabendo que o Serpro havia lançado o Edital do Programa 2 M, que prevê o patrocínio a projetos de inclusão sociodigital voltados a grupos de mulheres de minorias. Fiquei surpresa, não sabia que o Serpro estava tão envolvido na promoção de causas sociais”.