Notícia
Debate
Serpro e Dataprev reúnem prods de todo país para discutir o futuro da tecnologia no Brasil

Um grande encontro nacional de empresas de tecnologia e processamento de dados (Prods) federais, estaduais e municipais está marcado para acontecer no dia 11 de outubro de 2023. A ideia é promover um evento paralelo para contribuir com as oficinas regionais de construção da Estratégia Nacional de Governo Digital, que estão acontecendo em todo o país sob a coordenação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“A ideia dessa oficina é justamente trazer a opinião das organizações que atuam diretamente com tecnologia para viabilizar a gestão pública. Um dos protagonistas da história da tecnologia da informação no país, o Serpro vislumbrou a oportunidade para articular a experiência e o conhecimento das Prods em contribuição com o trabalho das oficinas regionais já em andamento. Com a chancela do MGI e a parceria da Dataprev, vamos fazer um grande debate para consolidar ideias com o olhar mais atento e direcionado que só as empresas e organizações responsáveis pela operacionalização do governo digital no país podem oferecer”, explicou Arthur Thury Vieira Fisch, assessor especial da Presidência do Serpro e um dos organizadores do encontro.
A oficina exclusiva para as Prods será realizada no dia 11 de outubro, das 9 às 12h, com transmissão a partir da sede do Serpro, em Brasília, e participação remota das demais estatais e órgãos de TI de todo o Brasil. As vagas são limitadas e você já pode inscrever aqui.
Sobre as oficinas regionais
O processo de construção da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) está percorrendo o Brasil e sendo elaborado a partir de diagnósticos dos desafios enfrentados por estados e municípios. Ao todo serão cinco encontros para colher, em cada região do país, dores e sugestões a fim de consolidar insumos e construir essa estratégia de forma colaborativa. Em cada localidade, os participantes recebem o suporte de equipes de facilitadores formadas por consultores contratados pelo BID, assessores técnicos da Secretaria de Governo Digital e assessores de articulação federativa do MGI.
O Serpro, como maior estatal de TI do Brasil, é convidado especial para colaborar com essas oficinas do MGI, levando seu corpo técnico para interagir com lideranças de planejamento, gestão e tecnologia dos municípios. "Além de ser o berço do Gov.br, o Serpro é o alicerce de todo esse processo de transformação digital, pelo apoio dado por seus sistemas e plataformas que viabilizam a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos", declarou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do MGI, órgão coordenador de todo esse processo.
A construção participativa da Estratégia Nacional de Governo Digital foi anunciada pelo MGI no dia 2 de agosto deste ano para elaboração de um conjunto de recomendações para a transformação digital da administração pública. Três dos cinco eventos planejados já foram realizados: a oficina Regional Sul se deu em Porto Alegre, no dia 15 de agosto; a oficina Regional Nordeste aconteceu em Fortaleza, no dia 1° de setembro; e a oficina Sudeste foi realizada no Rio de Janeiro, no último dia 21. As próximas rodadas acontecerão em Manaus (Norte), em 4 de outubro; e em Goiânia (Centro-Oeste), no dia 18 de outubro.