Notícia
Inovação
Serpro premia interfaces inovadoras com titulares da LGPD

Com a chegada da LGPD, empresas de todo o país tiveram que adotar ações para garantir o tratamento de dados pessoais, o que já impactou a forma como os negócios e profissionais se relacionam seus com clientes. Ao mesmo tempo, muitos também aproveitam a obrigatoriedade da norma e transformam em oportunidade para cumprir as regras de maneira inovadora. A ideia é transmitir as informações e permitir escolhas dos titulares não só com clareza e transparência, mas também com um elemento de criatividade. A categoria “Experiência do Titular”, do 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados, está premiando justamente essas boas práticas.
Termos de Uso de sistemas, Políticas de Privacidade e Avisos de Cookies não precisam ser extensos documentos de difícil compreensão. As regras da LGPD podem ser cumpridas de várias outras formas, como com o uso de uma interface mais leve que facilita a vida do usuário ou através de recursos visuais, vídeos e infográficos. Que tal divulgar a sua experiência?
Sem pressa
"Uma boa experiência acontece, por exemplo, quando estamos diante das políticas de privacidade de uma empresa e nos deparamos com um conteúdo claro, com escrita acessível, e diagramado de uma maneira que você não tenha vontade de fechar a aba do navegador com pressa", explica Cristiane Linhares, gerente de uma divisão do Serpro especializada na experiência do usuário.
Boas práticas
Segundo Cristiane Linhares, isso também inclui a facilidade de uso e acesso aos canais de comunicação entre o usuário e a empresa. Também considera os cuidados em evitar padrões de interface e uso que conduzam o titular a uma ação tendenciosa, que pode acabar por ferir os seus direitos. "Já existem exemplos de boas práticas em diversas instituições, como setor bancário, aviação e até mesmo em aplicativos de jogos infantis", relata.
Como participar
Os interessados em se inscrever na categoria "Experiência do Titular" do 2° Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados devem acessar a página do evento até o dia 28 de abril e preencher o formulário. Entre os pré-requisitos estão: ter pelo menos 18 anos, ser brasileiro ou estrangeiro regularizado no país e não fazer parte do quadro de empregados do Serpro ou de instituições parceiras da estatal há pelo menos três anos, independente da área.
O participante ou grupo (de até 5 pessoas) não precisa estar vinculado a uma empresa ou organização, desde que demonstre que a solução apresentada é autoral e observe os prazos e limites previstos no Regulamento. Acesse e conheça as regras.