Notícia
Setor financeiro
Serpro reforça posicionamento estratégico no mercado financeiro no Febraban Tech

O Serpro encerrou a participação no Febraban Tech entregando uma inovadora experiência em credenciamento, com uso de reconhecimento facial. A iniciativa apresentou uma das possibilidades de aplicação dos serviços do ecossistema de automação de identificação biométrica da empresa e que compõe diversas soluções, como o Datavalid e o Biovalid. Estes produtos e outros de inteligência de negócio, segurança da informação e adequação à LGPD foram temas das diversas agendas executivas e trocas de informações no estande e em outros espaços do evento.
“O estante foi extremamente bem visitado, destacando também as emissões de certificados digitais a clientes. Sobre a experiência biométrica, nós recebemos grandes elogios e já temos a perspectiva de, em 2024, ampliar essa iniciativa conjunta com a Federação Brasileira de Bancos”, afirmou o gestor de Negócios para o Mercado Privado do Serpro, Henrique Mattiello. “Realizamos várias reuniões executivas com bancos, consultorias, empresas integradoras, tendo a oportunidade de conversar com vários clientes nossos, ampliando o relacionamento. A própria Febraban é uma grande parceira do Serpro, um hub de novos negócios para empresa no mercado financeiro”, complementa.
Emissões de CDN
Nos três dias de evento, o Serpro ofertou a clientes o certificado digital tipo A3 em nuvem. Foram mais de 150 emissões da tecnologia que dispensa o token e permite o uso do celular para assinar digitalmente documentos e autorizar transações com segurança. O gerente de Produção do Serviço de Atendimento e de Autoridade de Registro, Marcio Spinola, celebrou a ação. “Trouxemos essa experiência a nossos clientes, que podem aproveitar de forma gratuita todos os benefícios do produto, como acessar o Gov.Br já evoluindo para uma conta ouro ou acessar serviços da Receita federal, com validade ICP-Brasil", detalha Spinola.
Oportunidades no setor público
O Febraban Tech também reuniu atores do setor público, incluindo bancos e agências de fomentos. “Estamos falando de uma aproximação ainda maior com bancos estatais. Pudemos ouvi-los mais, entendendo suas necessidades, tanto para melhorar os produtos já contratados, mas também obtendo insights para lançamento de novos produtos, além da oportunidade de perceber novas tendências”, aponta o gestor de Negócios e Soluções Digitais para Bancos Públicos, Idarlan Machado.
“Recebemos também visitas de agências de fomentos estaduais, que assim como muitos bancos públicos, também já utilizam nossos produtos, como as consultas Renda, Faturamento, CPF e CNPJ, e nos procuraram aqui no evento com o interesse em contratar, por exemplo, o GovShield, pra proteger o domínio deles, o Biovalid para prova de vida, e ainda a integração que o Serpro provê com o WhatsApp Bussiness”, celebra a gestora de de Negócio para Governo Estadual, Karina Brandão.
Gov.Br na pauta do dia
O superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital do Serpro, Alexandre Ávila, foi convidado para um bate papo no Estúdio Febraban Tech. A conversa abordou as várias frentes da empresa no evento, como os assuntos da palestra do primeiro dia, focada na evolução dos serviços da plataforma Gov.Br, principalmente com inteligência artificial, sobre os produtos criados para a iniciativa privada, para melhorar o ambiente de negócios no país, e sobre o sucesso do credenciamento biométrico.
“Essa experiência do credenciamento biométrica pode ser replicada em vários outros modais. Nós já temos o Embarque + Seguro e podemos aplicar essa tecnologia em outras plataformas, em outras iniciativas e negócios”, respondeu Ávila durante a entrevista.
O evento
O Febraban Tech foi realizado de 27 a 29 de junho, no Transamerica Expo Center em São Paulo/SP, reunindo mais de 170 expositores que prestam serviços ao setor financeiro. Com entrada gratuita, o evento bateu recordes de inscrições e teve que limitar o público para menos de 9 mil pessoas no terceiro dia, com o objetivo de garantir a segurança de todos.