Notícia
Negócios
Serpro aborda tecnologia e inovação no DF Avança

O Serpro, empresa pública de TI do governo federal, reafirmou seu compromisso de fortalecer a relação entre Estado e cidadão durante o "DF Avança: Perspectivas de Desenvolvimento". Realizado nesta terça, 21, em Brasília, o evento teve como objetivo identificar e debater os desafios e oportunidades do Distrito Federal, fomentando discussão sobre panoramas econômicos, tecnológicos e sustentáveis, e identificando o que será tendência em 2024.
O encontro contou com a presença de grandes empresários da região do DF e de representantes do setor público, com destaque para a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Thales Mendes Ferreira, e do diretor-presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
Inovação
No painel "Transformação Digital e Inovação: Tendências e Aplicabilidade", o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, falou sobre como a transformação digital está moldando os negócios, abordando a adoção, pelas empresas, das tecnologias emergentes — como inteligência artificial, blockchain e internet das coisas — para impulsionar cada vez mais a inovação. “Falar de transformação digital possibilita grandes insumos, reforçando a importância do Serpro, responsável por 90% de todos os sistemas do Governo Federal, como a plataforma Gov.br, Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), Carteira de Identidade Nacional (CIN), Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e outras dezenas de soluções que promovem a conexão entre governo e sociedade”, destacou.
Sobre o trabalho desenvolvido pelo Serpro na capital federal, Amorim ressaltou que a empresa está sempre pronta a compartilhar e trocar experiências com o mercado local de TI, empresas, indústrias e outros segmentos. "Porque é justamente essa pluralidade, esse espaço diferenciado e contraditório que possibilita a inovação. Pensar igual não traz inovação. Precisamos, no modelo de inovação, ter clientes plurais", complementou.
Atração de Investimentos
Já o painel "Plano Distrital de Atração de Investimentos: como o Distrito Federal está se tornando mais atrativo para investidores", foi apresentado pelo secretário Thales Ferreira. Na ocasião, ele detalhou que o plano é composto por quatro eixos com grandes possibilidades de crescimento, todos dependentes de uma gestão eficaz e inovadora: segurança jurídica; criação de infraestrutura; desenvolvimento das vocações da cidade, como turismo e transformação digital; e a manutenção de Brasília como o segundo maior hub aéreo do país.