Notícia
Marcha 2023
Presidente do Serpro participa da Marcha a Brasília

A XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios recebeu, na manhã desta terça-feira, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, representando o presidente Lula e acompanhado de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, incluindo o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, para a abertura solene do evento. A Marcha acontece até a próxima quinta-feira, dia 30, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
Sob o tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”, cerca de onze mil pessoas, representando 4,1 mil municípios, acompanham a vasta programação desta edição de 2023 que discute aspectos relevantes para a gestão municipal. As conversas vão do uso da tecnologia às questões relacionadas às reformas tributária, previdenciária, política e administrativa.
O vice-presidente da República Geraldo Alckmin relembrou o início de sua trajetória política como gestor municipal em Pindamonhangaba como sendo uma das tarefas mais importantes da sua vida política. “É o prefeito que está perto das pessoas. É o gestor municipal que está próximo da população, da sociedade. Se o século 19 foi o século dos impérios e o século 20 foi o século dos países, o século 21 agora é o século das cidades”, defendeu.
Alckmin ressaltou que o governo federal tem tido diálogo total com todos os entes federativos e reconheceu a importância das cidades na implementação de políticas públicas. “Vamos trabalhar juntos com vocês. A Marcha dos Prefeitos pode se chamar também a Marcha do Povo, porque quanto mais nós fortalecermos o governo local, mais próximos estamos da população”, discursou.
Ele destacou diversas ações do governo nesses primeiros três meses dias que têm promovido impacto direto nos municípios, como o Minha Casa Minha Vida, que estimula de forma imediata a geração de empregos e a diminui o déficit habitacional. Falou ainda sobre o reajuste da merenda escolar, o novo Bolsa Família com o adicional de R$ 150 para crianças de zero a seis anos, e a prioridade do ensino básico com a meta de incluir todas as crianças de quatro e cinco anos em no ensino infantil.
O Serpro e o Pacto Federativo
Para o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, estar presente na Marcha dos Prefeitos é fundamental para o desenvolvimento do Pacto Federativo. “Nós temos muito a colaborar nesse momento com a solidez e segurança de nossas soluções. O governo federal estima em quase 14 mil as obras paralisadas em todo o país e tem previsão de investir cerca de R$ 23 bilhões em obras de infraestrutura agora em 2023. Para apoiar essa ação, desenvolvemos em tempo recorde o webapp Mãos à Obra, uma plataforma digital em que gestores municipais indicam a situação em que se encontra cada uma das obras em seus municípios, bem como quais delas preferem retomar”, exemplificou.
Amorim citou ainda outras soluções para o público da Marcha, como o Cidades Gov.br, tecnologia que oferece uma plataforma para que os municípios possam oferecer serviços digitais ao cidadão. Após a abertura, o presidente do Serpro visito o estande da empresa na XXIV Marcha, conversando com prefeitos, empresários e dirigentes municipais.
Clique aqui e conheça a programação da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.