Notícia
Intercâmbio
Presidente do Serpro participa da missão internacional e-Gov Conference

De 28 de maio a 2 de junho, cerca de 120 representantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de empresários e atores do terceiro setor brasileiro estarão na Estônia e Finlândia para trocar experiências sobre transformação digital e conhecer de perto os modelos de governo digital destes dois países líderes do continente em aplicação da tecnologia na gestão pública.
O diretor-presidente do Serpro, Alexandre Gonçalves de Amorim, integra a delegação com a missão de apresentar a experiência brasileira nesse fluxo global de modernização, em especial as iniciativas de sucesso da estatal na transformação digital do país. Na programação, além da participação no Congresso, estão previstos diversos encontros de networking, no quais os convidados poderão conhecer e trocar experiências com agentes da administração pública de diversos países do mundo.
"É uma satisfação representar a maior empresa pública de TI do mundo em uma missão tão relevante como essa. Participamos da programação riquíssima de conteúdo proposta pela organização da comitiva e realizamos também agendas especiais, com organismos internacionais e também com representantes de mais de diversos países. Aqui estamos conhecendo diferentes realidades e principalmente trocando experiências, conhecendo novas tecnologias e modelos de transformação digital da Estônia", apontou Amorim.
Ele participou de algumas reuniões paralelas, uma com a delegação do Serviço de Tecnologia de Informação e Comunicação das Finanças Públicas do Estado de Angola, tendo como pauta a elaboração de um termo de cooperação com o Serpro; se reuniu também com Merle Maigre, ex-diretora de cibersegurança da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e participou, a convite de José Antonio Gomes Piras, embaixador do Brasil na Estônia, de um jantar contando com a presença de Aloysio Veiga, vice-presidente do TST.
Estônia
No primeiro dia da missão, na cidade de Tallinn, eleita uma das dez "Cidades Europeias do Futuro", os representantes brasileiros entraram em contato direto com a história da transformação digital da capital do país, os pilares para o governo digital no governo local e um resumo da relação entre principais setores do governo e a tecnologia.
Conheceram também, in loco, o projeto Ülemiste City, um parque empresarial criado em 2005 para ser um ambiente intelectual para jovens talentos estonianos e uma cidade de negócios inteligente, motor da economia. Hoje, com pessoas de mais de 73 países trabalhando, estudando e vivendo na região, que já tem quase 500 empresas, Ülemiste City gera um faturamento de mais de dois bilhões de euros por ano, sendo o terceiro maior contribuinte do país, responsável por um terço do total de exportações do setor de TI estoniano.
e-Governance Conference
No segundo e terceiro dia da missão, a delegação brasileira participa da 9ª edição, a e-Governance Conference, considerado o principal evento mundial na área de governança digital, que reúne estrategistas do setor público, tomadores de decisão e implementadores de políticas globais para traçar um caminho futuro para a transformação digital. A cerimônia de abertura da conferência contará com a participação da Primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas.
Na programação, destaque para os painéis "Como a inovação digital impulsiona a mudança social e econômica" e "A cibersegurança e o cidadão", além da palestra "Promover o engajamento dos cidadãos para um futuro próspero e inclusivo: o papel do governo".
Finlândia
Nesta quinta, a delegação embarcou para Helsinki, capital da Finlândia, onde foi recepcionada pela Finnish Digital Agency, órgão que promove a digitalização da sociedade finlandesa, garante a disponibilidade de informações e fornece serviços digitais aos cidadãos, apoiando-os na interação com o governo. Na pauta, discussões sobre o modelo de governo digital finlandês, coleta e administração de dados públicos; e segurança de dados.
Em seguida, houve encontro com o Embaixador do Brasil em Helsinki, Luís Antonio Balduíno Carneiro, que comandou uma mesa redonda sobre o fomento de iniciativas brasileiras na Finlândia.