Notícia
Parceria
Serpro marca presença na 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia

Cerca de cinco mil pessoas, entre profissionais, lideranças, autoridades nacionais e internacionais participaram da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia no Centro de Convenções Serra Park, em Gramado (RS). Com o tema central “A Importância da Engenharia na Soberania Nacional” e os eixos temáticos: “Desafios e Oportunidades nas Profissões”; “Engenharia direcionada para Políticas Públicas”; “Metaverso: Universo Tecnológico”, o evento foi realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS).
O Serpro, a convite do Crea-RN, foi representado pelo analista da Superintendência de Relacionamento com Clientes e Novos Negócios, José de Moura Filho e pelo gerente Osni Adolpho Bunn Junior, da Superintendência de Operações da área de cerificação digital, foi citado pelo representante do Crea-RN, Claudionaldo Câmara, no espaço "Querência Inovação", oportunidade em que falou da recente conquista do credenciamento da sua Autoridade de Registro (AR) na ICP-Brasil em parceria com a maior empresa pública de tecnologia e uma das quatro Autoridades Certificadoras do país. O Crea-RN é o primeiro Conselho a receber a autorização do Instituto de Tecnologia da Informação do governo federal.
“Como os Conselhos Profissionais trabalham com base de dados cadastrais de pessoas físicas e jurídicas, nas áreas de engenharia, geociência e agronomia, e mantêm registros de acervos técnicos operacionais ou profissionais, utilizados nos processos de licitação que demandam um acompanhamento rígido e necessitam de garantia de autenticidade e integridade, a adoção do uso do certificado digital é a solução perfeita para essa finalidade, permitindo garantir a identidade inequívoca do autor e a integridade do documento tramitado junto ao Crea," destacou Claudionaldo.
Segurança necessária
O Crea-RN, que atende aos Conselhos de Engenharia a nível Brasil, espera que o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) normatize o uso do certificado digital, para que passe a ser obrigado a todos os profissionais no país. “Preferencialmente, o Confea deveria arcar com ônus dessas certificações e suas concessões com adoção deste serviço do Serpro. Com toda certeza, terá muito em lucrar com a integridade do que é transacionado nas suas plataformas, do que com o valor que representa um certificado”, pondera o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
O gerente do Serpro Osni Bunn relatou que o uso dos certificados emitidos pela Autoridade Registradora do Crea-RN possibilitará aos seus profissionais o acesso seguro a todos os protocolos requeridos no Conselho, bem como, garante a segurança necessária para acessar os sites governamentais, dentre outros. “A crescente demanda pela solução, as oportunidades que ela abre para empresas e governos, e o papel desta tecnologia no processo de digitalização e desburocratização cumpre os objetivos estabelecidos pelo governo na melhoria da qualidade dos serviços públicos, em conformidade com as diretrizes para a Estratégia Nacional de Governo Digital", ressaltou Osni.
Para José Moura, o Crea-RN enxerga o Serpro como um grande parceiro em soluções inovadoras e estruturantes que visam apoiar a transformação digital do conselho. “Percebemos uma garantia, uma confiança de que as nossas ações estão no rumo certo, como empresa inovadora de grande alcance na sociedade e um grande potencial técnico. Vamos amadurecendo essa relação de construção coletiva, para a produção de novos produtos para sociedade e este serviço de certificação e outros, possam ser estendidos aos demais conselhos, autarquias e etc. A junção, Crea-RN e Serpro, na minha visão de negócios, deu certo, com excelentes resultados até agora”, enfatizou o analista.