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Transformação Digital
Serpro integra modelo de linguagem GPT a sua plataforma de desenvolvimento de chatbots
A arquitetura GPT, utilizada para tarefas de processamento de linguagem natural e geração de texto, foi incorporada à plataforma de desenvolvimento dos assistentes virtuais do Serpro. Isso quer dizer que todas as soluções desenvolvidas pela empresa que contam com robôs de conversação passam a ter a possibilidade de utilizar a tecnologia. Outra novidade é que o ambiente passará a aceitar e interpretar conteúdo de arquivos em PDF, TXT, DOCX e HTML.
O Serpro está utilizando a plataforma de computação em nuvem em parceria com a Microsoft Azure, que oferece acesso, gerenciamento e desenvolvimento de apps e serviços por meio de data centers globais. A tecnologia desenvolvida torna possível a criação de um bot com GPT sem a necessidade de nenhum código, uma solução inédita no mercado brasileiro. "O que o mercado vem fazendo é incorporar o GPT passo a passo, sob medida, a cada novo projeto. Já o Serpro conseguiu integrar o modelo de linguagem à toda a plataforma de desenvolvimento de robôs. Assim, qualquer projeto, potencialmente, já pode utilizar a tecnologia. Isso traz um ganho de produtividade gigantesco e os clientes com os quais conversamos ficaram impressionados com o fato de já estarmos oferecendo um serviço com esse nível de amadurecimento", explica José Ronaldo Agra, gerente da Divisão de Soluções de Processamento de Linguagem Natural do Serpro.
Modelo próprio
"Esse lancamento vem para atender uma demanda crescente dos nossos clientes, que buscam ganhos de produtividade, economia e o aprimoramento dos serviços prestados a população. Os modelos LLM (Large Language Models) têm potencial para atender essas expectativas e, certamente, o SerproBots é a primeira de tantas outras aplicações que o Serpro construirá com essa tecnologia. Além do GTP, estamos iniciando o estudos com outras plataformas, inclusive opensource, e a expectativa é que possamos em breve criar nosso próprios modelos LLM com independência", explica o superintendente de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial do Serpro, Giordanni Paiva.
Serprobots
Chamada de Serprobots, a plataforma de desenvolvimento de assistentes virtuais criada pela empresa é responsável por robôs de atendimento de diversos órgãos públicos. Alguns exemplos são o Ivo, utilizado pela Defensoria Pública da União; Vera, assistente virtual da Certificação Digital do Serpro; o canal pelo WhatsApp do Incra, que esclarece dúvidas sobre certificado de cadastro de imóvel rural; e o de comércio exterior MaIA, disponível na página do sistema Integra Comex. Além desses, também foi lançado, em parceria com a Receita, um chatbot para o aplicativo Meu Imposto de Renda.
Além do GPT, o Serprobots utiliza outros três motores de conversação que utilizam busca semântica, cada um deles com suas próprias características e funcionalidades específicas próprias. Baseado em regras pré-definidas escritas pelo desenvolvedor, o RiveScript é uma opção popular para criar chatbots simples e com comportamento previsível. O "Perguntas & Respostas" é projetado especificamente para responder a questões formuladas diretamente pelos usuários. Desenvolvido pela IBM, o Watson Assistant é um serviço de chatbot que já usa tecnologias de inteligência artificial, incluindo processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. Por fim, o GPT é conhecido por sua alta capacidade de gerar texto fluente e coerente, podendo ser usado numa ampla variedade de tarefas relacionadas à linguagem.