Notícia
Negócios
Serpro marca presença na 7ª edição do Enastic
O Serpro participou da 7ª Edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic), que aconteceu em Salvador. De 7 a 9 de março, em parceria com o Ministério Público da Bahia, o evento debateu temas que visam contribuir para a inovação nos ministérios públicos brasileiros.
A empresa, como provedora de soluções tecnológicas para os Ministérios Públicos e Tribunais de Contas, teve a oportunidade de ouvir as necessidades de tecnologia que impactam esses órgãos. Os serviços GovShield, certificação digital, Neosigner, WhatsApp Business, Serpro LGPD, MultiCloud e b-Cadastros chamaram atenção do público presente.
A analista de negócios, Zilca Oliveira, da Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios do Serpro, relatou que foram criadas muitas oportunidades de negócios, face o contato direto com diretores e gerentes de tecnologias, a criação de networks, diante das frentes de inovação dos MP’s, que passam a contar com o Serpro como um provedor de soluções de tecnologia, norteando-os para a tomada de decisão.
Percepção dos participantes sobre o Serpro
As soluções tecnológicas que acompanham a marca Serpro trazem o contexto de inovação e confiabilidade, viabilizam ações estratégicas e aceleram a transformação digital dos órgãos públicos, além de reduzir custos e garantir a segurança da informação. "Eventos de justiça, Ministérios Públicos, Defensorias e Tribunais de contas oportunizam novos negócios para a empresa. E conhecermos suas necessidades é importante para aprimorarmos nossas ofertas de soluções," reforça Zilca.
O interesse dos órgãos em conhecer com mais detalhes as soluções de tecnologia do Serpro foi decorrente da atuação da equipe da empresa: o gestor de linhas de software e segurança da informação, Felipe Lopes, e dos analistas de negócios Zilca Oliveira (Sunng) e Ricardo Giachini (Sunes).
Segurança de dados como pilar para acesso à Justiça
Este foi o tema da palestra de Felipe Lopes que instigou os gestores de tecnologia e segurança da informação a ponderar sobre a efetividade da segurança de dados com transformação digital. Com as ameaças dos ataques recorrentes aos órgãos públicos, foram levantadas questões como preocupação com contratos vencidos, retenção de profissionais e equipamentos e serviços. "A segurança de dados deve ser fim a fim, deve haver a proteção do usuário, da rede, do sistema e do negócio. O foco deve ser TI: cliente, usuário, inovação e transformação digital. Não existe acesso à justiça sem a segurança de dados", discorreu o gestor.
Ele pontuou, ainda, que é necessário identificar as ameaças e as vulnerabilidades de todas as faces para agir de maneira assertiva. A contratação de serviços direcionada a cada nicho de proteção garante um resultado seguro e contínuo. "Foi deixado claro que o Serpro é o provedor natural de serviços de segurança da informação para as instituições públicas governamentais", ressaltou Felipe.
Enastic MP
Os participantes do evento tiveram a oportunidade de debater os desafios tecnológicos dos MPs e TCEs para 2023 e avaliar perspectivas da tecnologia e inovação, bem como o impacto para a Justiça neste ano. Foram muitas as palestras com temas sobre Keynote: criptomoedas e NFTs; Tecnologia na vida das pessoas; A importância da gestão dos dados para tomada de decisões; Ataques cibernéticos, resposta a incidentes; A segurança de dados como pilar do acesso à justiça; Big Data Analytics e suas aplicações práticas; O mundo pós ChatGPT; dentre outras.
O Enastic MP, que acontece desde 2017, já foi realizado em parceria com o MPRS, MPPR, MPSC, MPSP e MPMG.