Notícia
Parceria
Alemães estão conhecendo cada vez mais a tecnologia do Serpro

O governo e os empresários alemães estão tendo a oportunidade de conhecer cada vez mais a estrutura e os serviços do Serpro. Na última quarta-feira, 29, representantes de cinco empresas alemãs do segmento de soluções para Cidades Inteligentes visitaram a regional da empresa em Curitiba. No início do mês, pesquisadores de um “think tank” do país vieram conhecer as instalações da Sede.
Os empresários já estavam em Curitiba para participar do Simpósio Brasil-Alemanha para cidades inteligentes, um projeto fomentado pelo Ministério de Economia e Proteção Climática da Alemanha. Após o evento, o grupo foi ao Serpro e conheceu várias soluções de governo, entre elas a plataforma Cidades Gov.br, solução especialmente desenhada para ser utilizada pelos municípios de todo o país. Também foram destaque sistemas de trânsito, como o Efrotas, e as próprias empresas alemãs foram utilizadas como exemplo de possíveis aplicações para os sistemas brasileiros.
"Esse tipo de aproximação é importante para nossa estratégia de internacionalização", explica Brayam Gonçalves, gerente de uma divisão do Serpro especialmente voltada para o mercado internacional. A ideia é demonstrar a importância da empresa pública na transformação digital do governo brasileiro e, assim, despertar o interesse de outros países. "Também queremos reforçar a percepção de que o Serpro pode ser um importante parceiro das empresas estrangeiras em sua entrada no mercado nacional. É uma estratégia que já vem funcionado há mais de dois anos", complementa.
A Câmara de Comércio Alemã buscou o Serpro pelo fato de a empresa ser considerada referência em governo digital. Os empresários já se mostraram dispostos a contratar serviços e estão sendo agendadas novas conversas com representantes do governo alemão. “A ideia foi mostrar a importância do Serpro, nosso amplo leque de serviços e as oportunidades de parceria”, acrescenta Michael Rabelo Silva, do Departamento de Negócio para Mercado Privado do Serpro.
Outra visita
No início no mês, sete integrantes do Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS) também foram à Sede do Serpro. O IDOS é considerado um dos principais “think tanks” do mundo sobre políticas de desenvolvimento. O objetivo do grupo foi entender como se deu a transformação digital promovida pelo governo brasileiro.
As duas visitas fazem parte do projeto Prodigees (Promoting Research on Digitalisation in Emerging Powers and Europe Towards Sustainable Development), financiado pela União Europeia. A ideia é analisar os efeitos da digitalização no meio ambiente, economia, governança e sociedade.