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Cooperação
Serpro fortalece o relacionamento com entidades estaduais gaúchas

Como agente de inovação no Brasil, o Serpro foi convidado a compartilhar sua experiência no diálogo sobre inovação com dados públicos, no espaço Sefaz de Porto Alegre, fortalecendo a aproximação da estatal com os órgãos do estado. O governo do Rio Grande do Sul vem investindo em iniciativas para uso de dados públicos para provimento de serviços à sociedade.
No workshop sobre Inovação com Dados Públicos, realizado no dia 23 de outubro, a estatal apresentou os desafios enfrentados na sua jornada de inovação, o seu processo de adaptação e a estruturação para atuar com a expansão de mercados e diversificação de receitas.
O presidente Alexandre Amorim participou remotamente da abertura do evento, agradecendo o convite e cumprimentando as lideranças presentes. Ele enfatizou em sua fala a importância do Serpro estar disponível para colaborar com estados e municípios. "É crucial que o Serpro participe deste workshop para cooperar, aprender e compartilhar conhecimento com o Governo do Rio Grande do Sul em dados públicos. Somos responsáveis por mais de 100 bilhões de transações anuais, que incluem mais de 1,2 mil serviços públicos. Assim, é essencial que estejamos prontos para colaborar ativamente com as experiências regionais e cidades, onde a cidadania digital tem seu principal impacto."
O subsecretário do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Lacher, destacou que o evento foi uma experiência positiva. “Temos muito a aprender com a trajetória do Serpro, uma referência para nós. Essa parceria de portas abertas é um incentivo para que possamos desenvolver um modelo de trabalho adequado para que a sociedade se beneficie. A colaboração entre as entidades públicas é o segredo para o sucesso de uma gestão pública que entrega valor para o cidadão brasileiro”, enfatizou.
“As tecnologias do Serpro têm contribuído para modernizar a gestão pública estadual e municipal, garantindo qualidade e segurança para os serviços públicos, chegando onde o cidadão está, de norte a sul do país. Tudo isso permite a oferta de soluções cada vez mais efetivas”, explicou o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.
Serpro como parceiro
O superintendente de Novos Negócios do Serpro, Thiago Baere, destacou que o fomento dos ecossistemas de negócio gerado pela estratégia de inovação de dados públicos traz uma melhoria para todo o ambiente de negócio. “De um lado, o governo pode ter sustentabilidade de suas soluções. Do outro, o mercado pode ter acesso a soluções eficientes e que resolvem problemas reais. Quem ganha no final das contas é o cidadão. A iniciativa da Sefaz/RS em ser precursora nessa temática dentro do estado, apoiada pela Procergs, traz imensas possibilidades para a região gaúcha", avaliou.
Para Mário Teza, gerente do departamento de regionalização do Serpro, o workshp foi um marco para a empresa. Segundo ele, o modelo de inovação com dados públicos para as cadeias produtivas que a estatal experimenta ganha um importante reforço. Teza afirmou ainda que o esforço de regionalização da empresa está para além de oferecer serviços, mas, também, cooperar e aprender com os municípios, integrando novos conhecimentos e experiências daquilo que está acontecendo nas cidades. "É interessante conhecer a experiência gaúcha com o modelo de inovação com dados públicos para as cadeias produtivas desenvolvido pelo governo do RS via Sefaz e operado pela Procergs. São experiências que reforçam o modelo adotado pelo Serpro no governo federal", acrescentou.
Jornada e evolução
Durante o evento, o time do Serpro apresentou duas palestras. Na primeira, o relato de desenvolvimento de negócios e parcerias com órgãos públicos, falando da jornada e aprendizados, mindset necessário para se posicionar como empresa viabilizadora da transformação digital. Incluiu cases de sucesso de relacionamento com órgãos parceiros de governo e soluções que hoje levam inovação e melhoram o ambiente de negócios nos ecossistemas do mercado.
A empresa conta hoje com mais de 30 mil clientes no Brasil e exterior, leque que vem se ampliando graças a sua estrutura de inovação e governança com portfólio de produtos e serviços e estratégias de aproximação com o mercado.
No segundo tema abordado, desafios legais e regulatórios, contribuíram para toda evolução normativa e jurídica da empresa. “Essa evolução foi necessária para poder sustentar o novo modelo de negócio do Serpro, possível com a implementação de inovação em toda sua área jurídica para melhor aproximação com o mercado”, enfatizou Anderson Júnio Moraes, gerente do departamento Jurídico.
Ao evento, compareceram representantes da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, Procergs, Procempa, Prefeitura de Novo Hamburgo e Núcleo de Engenharia Organizacional (UFRGS),responsáveis pelo processo deinovação da Secretaria de Fazenda. Pelo Serpro, participaram Andre De Cesero, diretor de Relacionamento com Clientes, Thiago Baere, superintendente de Novos Negócios, Andre Marra, do departamento de inovação, Mario Teza, do Departamento de Regionalização, Anderson JúnioMoraes, do departamento Jurídico.