Notícia
Transformação Digital
Com quantos habitantes se faz uma cidade inteligente?
Serviços online na prefeitura são coisa de cidade grande, correto? Errado. Os municípios brasileiros de qualquer tamanho já contam com uma plataforma de fácil adesão que oferece ferramentas digitais para a gestão pública e um portal web para a realização de atendimentos online totalmente integrado aos mais de 4,7 mil serviços digitais da plataforma Gov.br do governo federal.
Estamos falando do “Cidades GOV.BR”, solução desenvolvida pelo Serpro para a aceleração da modernização tecnológica municipal. Uma tecnologia especialmente pensada para aquelas cidades que não possuem nem equipe dedicada de informática, tampouco grande infraestrutura de TI. Sua implantação é extremamente fácil, já que não requer mão de obra dedicada nem especializada e conta com o back-end e expertise da estatal de tecnologia do governo federal como suporte.
O que o Cidades GOV.BR oferece?
O município que aderir ao Cidades GOV.BR poderá oferecer ao cidadão a possibilidade de solicitar e acompanhar serviços digitais, evitando deslocamentos desnecessários aos balcões físicos dos órgãos públicos. A segurança é garantida com a utilização da autenticação do Gov.br.
A solução foi desenhada para facilitar a vida do gestor com um portal customizável e ferramentas de gestão de conteúdo de fácil uso. Com esse portal, o município poderá digitalizar a demanda de serviços como podas de árvores, recolhimento de restos de construção e alertas sobre buracos nas vias e iluminação nas ruas, por exemplo. Os usuários podem acompanhar, pela internet, o andamento dos serviços solicitados, além de acessar as informações e notícias de sua cidade de forma simples e rápida e com navegação facilitada
Evolução contínua
A plataforma é ofertada de forma a não gerar dependência, com a cidade podendo beneficiar-se no futuro de novas soluções que sejam desenvolvidas para a administração pública federal ou mesmo para as necessidades dos municípios.
“O Cidades GOV.BR está em constante evolução para disponibilizar a integração e oferta de novos serviços para os municípios. Durante este ano, tivemos novas entregas para a gestão da prefeitura, como a disponibilização de um painel gerencial, encaminhamento de solicitações entre Secretarias, exibição do tempo de andamento das solicitações dos cidadãos, entre outras. Também estamos prospectando soluções de educação e realização de matrículas online; escuta social, conectividade e saúde, como a telemedicina”, destaca Dulcimara Delfes, gerente de Soluções Inteligentes para Governo Digital do Serpro.
Na sua cidade
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