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Serviços públicos
Serpro realiza consulta pública sobre tráfego patrocinado para o Cidades Gov.Br
O Serpro realizou nesta quinta-feira, 17, na sua sede e na regional São Paulo, a consulta pública com o objetivo de identificar a melhor viabilidade técnica e comercial para a oferta do serviço de link patrocinado de dados para os usuários de serviços prestados pelos municípios por meio do Cidades Gov.Br.
“A ideia inicial era avaliarmos realmente a questão da viabilidade técnica em relação àquilo que queremos oferecer, entender também as dificuldades que as operadoras podem ter, como elas enxergam a prestação desse tipo de serviço e qual é a visão delas sobre o melhor modelo de negócio”, descreve a gestora de Negócio Soluções Inteligentes para Governo Digital do Serpro, Dulcimara Delfes.
O encontro ocorreu simultaneamente em Brasília e São Paulo, reunindo especialistas da empresa e de grandes atores do mercado, operadoras e integradoras como a Algar, Claro, TIM, Vivo e Datami. Os participantes tiraram dúvidas e propuseram alternativas para que o cidadão não precise pagar pela navegação ao utilizar serviços digitais da prefeitura contratante do Cidades Gov.Br.
Ouvindo o mercado
"Este contato com o mercado é muito importante. Por meio da Consulta Pública, discutimos de forma objetiva as necessidades do Serpro e as possibilidade técnicas e de negócio para atendê-las”, diz o gestor de Especificação Técnica para Armazenamento, Redes e Segurança da empresa, Herlon Hernandes.
Dentre os assuntos discutidos, estavam a forma de identificação e delimitação dos endereços web ou aplicativo da navegação, o gerenciamento e o monitoramento de consumo de dados, possibilidade de restrição por geolocalização e outros assuntos. Ao final do encontro, as empresas planejaram a realização de encontros técnicos para aprofundar e testar as possibilidades.
“Foi interessante porque, ao final, as próprias operadoras nos procuraram sugerindo uma agenda para levarmos essas discussões levantadas aqui a um nível mais técnico, de como implementar exatamente”, afirma Dulcimara. “A consulta pública cumpriu muito bem seu objetivo, porque temos agora direcionamentos mais precisos para darmos prosseguimento ao nosso trabalho”, conclui a gestora da empresa.
Um dos próximos objetivos do Serpro é realizar em conjunto com as operadoras do serviço uma prova de conceito. “A realização de uma prova de conceito poderá dirimir eventuais dúvidas que ainda restem, mas principalmente, potencializar as possibilidades e alternativas tecnológicas para atender ao negócio e ao cidadão”, acrescenta Herlon.
Consulta pública
O Serpro publicou a consulta pública no dia 2 de agosto, sob o Processo 00764/2023, disponível no portal da empresa, incluindo o documento descritivo do objeto de possível contratação, com os diversos itens que foram debatidos na reunião. A atividade foi marcada pela atuação interdisciplinar do Serpro, contando com representantes das diretorias de Operações, Desenvolvimento e de Relacionamento com Clientes.
Cidades Gov.Br
O município que contratar a plataforma Cidades Gov.Br poderá oferecer ao cidadão a possibilidade de solicitar e acompanhar serviços digitais, evitando deslocamentos desnecessários aos balcões físicos dos órgãos públicos. A segurança é garantida com a utilização da autenticação do Gov.Br.
A solução foi desenhada para facilitar a vida do gestor com um portal customizável e ferramentas de gestão de conteúdo de fácil uso. Com esse portal, o município poderá digitalizar a demanda de serviços como podas de árvores, recolhimento de restos de construção e alertas sobre buracos nas vias e iluminação nas ruas, por exemplo. Os usuários podem acompanhar, pela internet, o andamento dos serviços solicitados, além de acessar as informações e notícias de sua cidade de forma simples e rápida e com navegação facilitada