Notícia
Economia Digital
Serpro compartilha seu centro de dados com o CNPq

A construção de um Data Center demanda um investimento significativo, assim como sua manutenção. Basta pensar que centros de dados seguros têm mais de um nível de acesso e custos permanentes com pessoal especializado e infraestrutura física. Pensando no alto custo desse investimento e fiel à missão de conectar Estado e sociedade com soluções digitais inovadoras, o Serpro disponibilizou o Centro de Dados em Brasília para o serviço de colocation para outros órgãos da administração pública, oferecendo uma solução eficaz para hospedar seus servidores em um ambiente seguro, confiável e escalável, sem precisar investir em infraestrutura própria.
Recentemente, quem optou pelo uso do serviço foi o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência governamental vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e responsável pelo fomento à pesquisa científica e tecnológica no país, que acabou de firmar acordo de parceria com o Serpro para utilizar serviços de colocation, permitindo que o conselho possa hospedar seus servidores no ambiente seguro e confiável da maior estatal de tecnologia do país.
“O colocation do Serpro funciona de forma simples: a organização interessada em hospedar seus servidores deve contratar o serviço e escolher um dos data centers da empresa para hospedar seus equipamentos. O Serpro disponibiliza espaço físico, energia elétrica, conectividade de rede e segurança física e lógica para os servidores dos seus clientes”, explica André Lago, gerente de Negócios da empresa.
Anderson Borges, da área de Gestão de Produtos de Ambientes de Conectividade de TI do Serpro, defende as vantagens de outros órgãos utilizarem o data center da empresa: “Nosso ambiente possui medidas de segurança física e lógica avançadas, como controle de acesso, monitoramento por câmeras, sistemas de detecção de incêndio e prevenção de descargas elétricas. Além disso, contamos com sistemas de refrigeração e alimentação elétrica redundantes, garantindo alta disponibilidade dos serviços. Temos uma infraestrutura moderna e atualizada, com suporte de equipes especializadas, que garante o melhor desempenho e segurança para os dados dos nossos clientes”, elenca.
O CNPq é uma agência governamental fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, incentivando a pesquisa e a inovação por meio do financiamento de projetos, bolsas de estudo e pesquisa, programas de cooperação científica internacional e outras atividades. “Estamos mudando nossa sede e, nesse momento, é bem oportuno hospedar nossos servidores no data center do Serpro. Além da economia com investimento em TI, diminuímos nossa preocupação com controle logístico de acesso ao ambiente e ainda contamos com a expertise do Serpro em suporte técnico especializado para a instalação, configuração e manutenção dos servidores e o monitoramento constante para detectar possíveis falhas ou problemas no ambiente”, relata Geraldo Sorte, coordenador-geral de Tecnologia da Informação do CNPq.
Colocation do Serpro
Colocation é um dos muitos serviços especializados do Serpro e consiste na hospedagem de servidores no centro de dados da empresa com toda a infraestrutura necessária para seu funcionamento, como espaço físico, energia elétrica, internet de alta velocidade, sistema de refrigeração, controle de acesso e segurança garantida por, entre outros, monitorização de circuito fechado de TV e supervisão e controle dos ativos de infraestrutura.
O colocation do Serpro oferece uma solução eficiente e segura para organizações que precisam hospedar seus servidores em um ambiente confiável e escalável, contando com a infraestrutura e o suporte técnico de uma empresa pública reconhecida pela sua expertise em tecnologia da informação e comunicação. Também disponibiliza serviços adicionais, como backup e armazenamento em nuvem, para garantir a segurança e disponibilidade dos dados dos seus clientes.