Notícia
Equidade de gênero
Serpro celebra em live o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

“Hoje, apenas um em cada três pesquisadores de ciência e engenharia no mundo é mulher. Barreiras estruturais e sociais impedem que mulheres e meninas entrem e avancem na ciência”, declarou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, em mensagem que marcou o último Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado anualmente no 11 de fevereiro.
Para Guterres, as perspectivas das mulheres são indispensáveis para garantir que a ciência e a tecnologia funcionem para todos. “Esta desigualdade está privando o nosso mundo de enormes talentos e de inovação que estão por explorar”, afirmou. A data comemorativa foi estabelecida por resolução da Assembleia Geral da ONU de 2015.
Para discutir o assunto, o Serpro realiza live especial sobre a data no dia 14 de fevereiro, às 15h, reunindo as profissionais da empresa e representantes do Meninas.comp, projeto da Universidade de Brasília (UnB) para a inclusão de meninas das escolas púbicas do Distrito Federal em cursos majoritariamente ocupados por homens. Evento será pelo YouTube e pelo sistema interno de transmissão Assiste.
Dever de agir
“Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030. O Serpro, em seu Planejamento Estratégico e na sua agenda ESGtec, firma compromissos com os ODS, e pode ter uma grande contribuição com esses objetivos, em especial, com a meta de "Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública". A celebração da data é uma das ações institucionais para abordar o tema.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação divulgou, em 2021, que apesar dos números de mulheres com bolsas de iniciação científica, com mestrado e doutorado serem superiores aos dos homens, as mulheres representam apenas 33% do total de bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. De acordo com o ministério, a desigualdade é maior nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Segundo dados da UNESCO, estima-se que apenas 30% dos cientistas do mundo sejam mulheres. Do total de estudantes matriculados em cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática, somente 35% são mulheres.
O secretário-geral da ONU defende que se deve atuar em diferentes frentes, com “políticas que encham as salas de aula com meninas que estudem tecnologia, física, engenharia, matemática e com medidas direcionadas para garantir oportunidades para as mulheres crescerem e liderarem laboratórios, instituições de pesquisa e universidades”. António Guterres ainda acrescenta a necessidade de haver grande determinação em "acabar com a discriminação e os estereótipos sobre as mulheres na ciência e, com esforços mais rigorosos, expandir as oportunidades para mulheres oriundas de comunidades minoritárias”.
Live do Serpro destaca o Meninas.comp
A live do Serpro sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência vai reunir profissionais da casa, como a analista da Divisão de Tecnologias de Ciências de Dados, Marisa Silveira e a profa. Aleteia Araújo, além de participantes do projeto.
O Meninas.comp foi idealizado em 2010 pelas professoras do Departamento de Ciência da Computação da UnB. O objetivo é fomentar a inclusão das meninas das escolas públicas do DF em cursos ocupados majoritariamente por homens. A principal atividade é uma oficina motivacional que divulga as possibilidades de trabalho na área de Computação. Mesmo sem conhecimento prévio de técnicas de programação, as garotas têm a oportunidade de experimentar atividades inerentes à atuação profissional.
O evento do Serpro da próxima terça-feira (14/2) é promovido pelo Comitê Tático Gestor do Programa Serpro de Equidade, Diversidade e Inclusão, instância permanente que objetiva o gerenciamento, a elaboração, a estruturação e a implementação das ações definidas no Programa.
Live do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Data: 14 de fevereiro | 15h
Transmissão: YouTube e Assiste Serpro
Participação:
- Aleteia Favacho de Araújo | Professora em Computação Aplicada da UnB e do Meninas.comp
- Meninas integrantes do Meninas.comp
- Marisa Rublescki Silveira | Analista de Tecnologias de Ciências de Dados do Centro de Excelência em Análise de Dados e Inteligência Artificial