Notícia
100 DIAS DE GOVERNO
Serpro em: o Brasil voltou!

O diretor-presidente do Serpro, Alexandre Amorim, concedeu entrevista para marcar os 100 dias do governo federal. Em sua fala, Amorim aborda diversos aspectos de gestão da empresa e dá indícios dos novos horizontes da sua gestão.
Presidente Amorim, na sua perspectiva, qual a missão do Serpro?
A missão do Serpro é prover tecnologia ao Estado brasileiro. E, para isso, é importante que tenha as prioridades do Governo Digital e do Brasil em primeiro lugar na sua tomada de decisão. Por isso, comemoramos que, sob o comando do presidente Lula, o Serpro sai do mapa da privatização. Assim, o Serpro é capaz de reforçar, ainda mais, a missão de sua origem: atender com excelência os processos fazendários, econômicos e de gestão pública desse país. Focado em pesquisa, inovação acelerada e inclusão.
A partir deste governo, o Serpro assume a missão de trabalhar intensamente pelo pleno acesso de cada cidadão e cidadã aos serviços do Estado brasileiro. O avanço tecnológico deve ser visto como uma poderosa ferramenta de inclusão social, jamais como mais um instrumento de segregação. Quando falamos de tecnologia, estamos falando de educação, saúde, transporte, segurança, produção, distribuição de alimentos e tantos outros elementos que impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas.
E o Serpro está presente na vida de todos os brasileiros e brasileiras, oferecendo soluções de praticidade, transparência e buscando, a cada dia, facilitar e modernizar as relações dessas pessoas com o poder público. Acredito que a informação é a chave para o sucesso de todos os setores, seja da emancipação cidadã, da democratização do acesso a serviços públicos, da transformação digital ou do empoderamento daqueles que não têm acesso ao serviço público. Queremos, juntamente com o governo, ser o caminho para isso, queremos seguir prestando esse serviço ao Brasil. Indo além, queremos colocar toda nossa capacidade a serviço dos valores que voltam a prevalecer no nosso país: a inclusão social e a viabilização de cada pessoa dessa nação.
Como operacionalizar esse desafio?
Com a dedicação, o compromisso e o apoio de cada serpriano. As equipes do Serpro são conscientes do valor das soluções desenvolvidas aqui e do quanto elas mudam o Brasil todos os dias. Agora precisamos apenas reforçar que o nosso trabalho, além de atender a demanda do cliente, também precisa atender a demanda do cidadão.
A tecnologia tem que estar a serviço das pessoas: ela facilita a vida de muita gente, mas também precisa ser acessível pra toda gente. Traduzindo isso, significa dizer que a tecnologia precisa ser fácil de entender; com capacidade de rodar até em aparelhos mais simples; chegando a quem não tem conexão boa de internet; contando com soluções de apoio que possibilitem acesso aos serviços públicos para quem não teve a oportunidade de ter um letramento digital, para quem não cresceu entre telas.
"Uma empresa de tecnologia precisa estar sempre de olho no futuro, porém não somente para a inovação técnica: a inovação social, o cuidado com quem tem menos ou diferentes possibilidades de interagir virtualmente precisa estar embarcado nas soluções de qualquer empresa antenada, e mais ainda, de uma empresa estatal, como o Serpro".
Uma revisão que já estamos colocando em prática é o nosso posicionamento do que se convencionou chamar de Agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que pode ser traduzido para o português como “Ambiental, Social e Governança”. Mas nós somos governo e queremos uma abordagem de sustentabilidade e responsabilidade digital.
Esse é o governo da União e Reconstrução. O Ministério da Fazenda, assim como os demais entes da administração pública federal, atuará em cooperação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para o fortalecimento do Governo Digital no Brasil. O Serpro é um importante elo nessa corrente em busca da responsabilidade digital nos serviços públicos, e em parceria com o MF, MGI e tantos outros clientes, vamos orientar o desenvolvimento dos serviços by Serpro com mais atenção ao “Design Universal”, também chamado de Design Total ou Design Inclusivo. O termo nada mais é do que a ideia de projetar produtos, serviços, ambientes e interfaces que possam ser usadas pelo maior número de pessoas possível, pensando, desde o início de cada projeto, na diversidade de necessidades e condições de cada grupo de pessoas usuárias.
Essa não é uma tarefa simples, mas é fácil de ver o quanto é importante: num país que luta para diminuir assimetrias socioeconômicas, uma tecnologia inclusiva contribui para alargar a democracia e viabiliza um governo digital que de fato sirva a todas as cidadãs e a todos os cidadãos, tanto hoje quanto no futuro.
Mas, para além do social, temos um outro novo propósito igualmente desafiador: o Serpro, como empresa pública do governo federal, assumir a obrigação de levar seus serviços de qualidade e credibilidade, conquistados em seus 58 anos de história, para os municípios. Uma das missões atribuídas ao Serpro neste governo é democratizar a informação e cumprir o pacto federativo, dando acesso, a estados e municípios, às tecnologias hoje já existentes no Serpro e também desenvolvermos novas. E assim faremos, democratizando, levando as informações, proporcionando transformação digital para municípios e governos dos estados, para que ofereçam qualidade na prestação de seus serviços.
A transformação digital é uma agenda que veio para ficar e o Serpro tem experiência, tem maturidade e conhece das regras de negócio e a realidade local. Portanto, aliado ao MF e MGI, pode colaborar para transformar as cidades digitalmente. Essa é uma grande pauta a ser vencida, a democratização das informações e do acesso para o bem do serviço público.
Qual o diferencial do Serpro nesse processo?
Com a pandemia, muitos serviços saíram do balcão de atendimento e migraram para a internet. Então, hoje, dar acesso ao cidadão é garantir direitos fundamentais. E o Serpro garante acesso seguro, acesso oportuno e a um custo baixo para as cidades.
Nossas soluções e serviços precisam alcançar todos os cidadãos e cidadãs, independentemente de sua localização, situação financeira ou condição social. Vamos trabalhar para tornar a vida das pessoas mais fácil e mais conectada, construir um país mais inteligente, inovador, sustentável e abrir nossa instituição para contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Acreditamos que a tecnologia aliada à cultura do digital, que se preocupa com as pessoas desde o desenvolvimento dessas soluções, acessibilidade e acesso é a chave para alavancar a retomada do crescimento no Brasil.
Quais serviços que o Serpro pode oferecer de imediato aos municípios?
Queremos que os municípios brasileiros conheçam nossas soluções, tecnologias que vão atender aos municípios com a experiência e a segurança das soluções do Serpro para o governo federal.
De largada, podemos elencar o Cidades.gov.br, fundamental para a sistematização de serviços e também ferramenta que permite o acesso a todos os serviços dos municípios pelo cidadão por canal único. Temos soluções de trânsito como o Radar, o Autua e outras que atendem operações de governo. Soluções de conectividade, segurança e informação também são opções viáveis para atender esse público, de acordo com o tamanho de cada município.
Mas, na minha avaliação, além de desenvolvermos novos serviços para atender estados e municípios temos que desenvolver também uma nova mentalidade em relação a esse segmento. Acredito que podemos ampliar a nossa visão sobre o papel do Serpro na transformação digital das cidades, trazendo foco para as nossas equipes sobre o propósito e não apenas para a comercialização dos produtos e serviços da empresa.
Como o Serpro pretende colaborar na reconstrução do Brasil?
Sendo digital para pessoas. Todos nós precisamos colocar as pessoas em primeiro lugar. É isso que o Serpro vai buscar, colocar as pessoas no centro das decisões. O plano é investir, desenvolver e aprimorar novas tecnologias. Liderar mais projetos de inteligência artificial, big data, segurança cibernética. E trazer o “tempero” da sensibilidade social. Cito uma fala do presidente Lula: “Não há como construir uma nação sem confiar nas pessoas, sem entender as suas reais necessidades e aspirações”.
"Nossa empresa tem a capacidade e o conhecimento necessários para ajudar o Brasil a promover uma revolução digital inclusiva, abrindo as portas de um novo mundo de oportunidades a milhões de jovens brasileiros".
Como você entende a relação do Serpro com o governo federal?
O Serpro é o principal provedor de soluções tecnológicas para o Estado brasileiro e, há 58 anos, desenvolve sistemas estratégicos que suportam ações estruturantes do governo, igualmente reconhecidos pela sociedade. Como empresa de tecnologia do governo, nossa missão é "Conectar governo e sociedade por meio de soluções digitais".
Como a principal atividade do Serpro é conectar o cidadão ao Estado, entendemos que não devemos medir esforços para garantir um atendimento de qualidade ao governo federal e, de igual forma, aos governos estaduais e municipais, novo foco de atuação da empresa. Através das prefeituras, especialmente, esperamos chegar na camada da sociedade que hoje está excluída da transformação digital.
Nos últimos anos, o Serpro se aproximou bastante do mercado privado. Como você avalia esse assunto?
Entendo que o Serpro atua no mercado privado sob três aspectos: fornecedor, cliente e parceiro. Aqui, vou me deter na visão de fornecedor.
O Serpro deve atuar com o mercado privado oferecendo plataformas e serviços que só a empresa pode fornecer, cumprindo assim sua missão: conectar Governo e Sociedade. Porque entendemos que o Serpro tem a possibilidade de atuar também na vida do cidadão por meio das empresas privadas quando ele precisa de crédito, garantir a segurança no seu negócio, confirmar a confiabilidade dos dados, além da possibilidade de orientar para o compliance, o combate à fraude e inúmeros vieses de colaboração.
Hoje, já temos mais de 25 mil clientes no mercado privado. São empresas que estão conosco seja por conta de operações de governo que o Serpro suporta, como no segmento de trânsito, seja por conta das soluções de inteligência e informação. Continuaremos mantendo as soluções de validação biométrica, autenticação de dados, entre outros serviços que cumprem um importante papel de segurança, proteção ao crédito, entre outros objetivos. A missão da empresa é conectar governo e sociedade e, nesse desafio, está o de prover as informações e plataformas que o mercado privado necessita para alavancar negócios que trazem facilidades para a sociedade e, sobretudo, resguardar o cidadão quanto a tentativas de fraudes em seu nome.
Internamente, o que os empregados do Serpro podem esperar da sua gestão?
Cuidado e respeito. Ao longo da minha carreira de gestor, sempre tive uma ideal: deixar uma marca positiva das pessoas que trabalham ao meu lado, nas pessoas que trabalham todos os dias para entregar as soluções e realizações. Não acredito em produtividade que não olha para o humano, para a pessoa que está por trás daquela entrega.
Já pedi ao nosso time de gestão de pessoas uma revisão de processos e abordagens. Em breve, também, vamos verificar como estão as condições do plano de saúde e outros benefícios. Queremos implantar um programa de qualidade de vida que realmente alcance o seu objetivo. Nesses dias, também me aproximei das pautas sobre equidade e diversidade da empresa. Inclusive, já fiz um compromisso público de que teremos 50% do quadro gerencial ocupado por mulheres. E outros compromissos virão. Na comunicação, queremos desenvolver um processo de comunicação interna mais humano, transparente e aberto ao diálogo.
Minha expectativa em relação a todos os temas que envolvem as pessoas da empresa é alta e vamos trabalhar arduamente para que os serprianos tenham a plena consciência de que são a parte mais importante dessa instituição.