Notícia
Transformação Digital
Membros de "think tank” alemão conhecem a tecnologia do Serpro
Ontem, 1º de março, sete integrantes do Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS) vieram ao Serpro para entender um pouco mais sobre a transformação digital promovida pelo governo brasileiro. O IDOS é considerado um dos principais “think tanks” do mundo sobre políticas de desenvolvimento.
Representantes de diversas áreas da empresa apresentaram sistemas de interesse dos pesquisadores, como o Cidades Gov.br, o Compras.gov.br, Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e o aplicativo SouGov.br. Também foram apresentadas soluções desenvolvidas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para monitoramento, manejo, licenciamento e conformidade com a legislação florestal.
Digitalização em alta
“Ficamos com a impressão de que os processos de digitalização estão em alta no Brasil e de que está havendo um aumento na interação digital entre governo e cidadão. Comparado com o serviço público da Alemanha, acho que ainda somos um pouco mais resistentes quanto ao uso de novas tecnologias, uma questão que agora está sendo amplamente debatida pela nossa sociedade. Mas, no momento, eu diria que o Brasil está a frente da Alemanha quando se trata de governo digital. Isso, para nós, é interessante e inspirador”, disse Sophia Hoerbelt, uma das pesquisadoras do IDOS.
“Consideramos que o Serpro, como empresa pública, vem dando um exemplo de transformação digital integrada, com governança, cuidado com a segurança e respeito às normas que regulam a proteção de dados”, comentou o superintendente de Digitalização da Receita Federal no Serpro, Sergio Theodoro Kamache.
O time de pesquisa alemão está coletando os dados em diversos setores do governo e tem um interesse especial em questões ambientais, além de de iniciativas de governo digital em outras esferas, como estadual e municipal. Parte da equipe vai a Curitiba (PR) e Recife (PE), para conhecer iniciativas locais. No mês de abril, haverá uma reunião no Rio de Janeiro para análise das informações e uma apresentação com os primeiros resultados.
A coleta das informações deve ocorrer, também, na Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, México e África do Sul. Os trabalhos devem ser concluídos até maio.
Essa iniciativa é parte do projeto Prodigees (Promoting Research on Digitalisation in Emerging Powers and Europe Towards Sustainable Development) financiado pela União Europeia com o propósito de analisar os efeitos da digitalização no meio ambiente, economia, governança e sociedade.
Também estiveram presentes no encontro com a equipe alemã, o superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital, Alexandre Ávila e o gerente do Departamento de Negócios Digitais e Mercado Internacional do Serpro, Rafael Oliveira Ferreira.