Notícia
Negócios
Tecnologia da informação para cultivar o solo

O Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, participa da AgroBrasília 2023. Realizado no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, o evento reúne, até o dia 27, mais de 800 expositores e 130 mil visitantes, movimentando mais de quatro bilhões de reais em negócios. A presença da estatal visa ampliar o conhecimento sobre o ambiente do agronegócio e fomentar parcerias nos vários eixos temáticos do setor, de produtores rurais e empresas de financiamento, à indústria de maquinário agrícola.
“Estamos apresentando aos empresários não somente nossas soluções de acesso a informações estratégicas de negócio, como também nos disponibilizamos para a cocriação de produtos que venham agregar valor ao setor nas áreas geoespacial, geoanalitics e inteligência artificial”, ressaltou o superintendente do Serpro, Bruno Vilela, que apresentou, nesta terça, dia 24, a palestra "Serpro Ventures: Inteligência e decisões baseadas em dados no campo", parte da grade de programação do evento.
Atualmente, a estatal desenvolve soluções para atender diversos órgãos relacionados ao agronegócio, como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O atendimento se estende ao Incra, Conab e Embrapa, com projetos agropecuários e agenda de desenvolvimento sustentável.
Plataforma do Plano ABC+
Recentemente, o Serpro assinou acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, para desenvolver a plataforma do Plano ABC+, de analitics e baixo carbono. “Estamos iniciando uma solução que está fazendo a análise de degradação de pastagens”, acrescentou Bruno.
Ao todo, informou o superintendente, oito tecnologias de desenvolvimento sustentável estão sendo desenvolvidas pelo Serpro para que o Mapa qualifique sua atuação na agenda verde brasileira e nas agendas dos fóruns mundiais.
A feira
A AgroBrasília é uma feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), ela serve como vitrine de novas tecnologias para o agronegócio. Desde 2008, o evento apresenta resultados e números surpreendentes a cada nova edição, consolidando-se como o maior evento de tecnologia e negócios do Planalto Central.