Notícia
Transformação Digital
Serpro participa de evento que premia a transformação digital nos Estados
O Serpro participou, nesta quinta-feira, 20 de julho, de evento que premiou a transformação digital nos Estados em 2022, representado pelo diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero. O primeiro lugar ficou com o Rio Grande do Sul, seguido por Goiás, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. A avaliação é feita pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (Abep-Tic), entidade que reúne as “Prods”, os centros de tecnologia da Informação dos Estados
Segundo o Banco Mundial, o Brasil, em 2022, foi considerado o segundo país do mundo com maior maturidade digital. Isso aconteceu devido principalmente devido às inovações trazidas pelo gov.br, o maior portal de serviços públicos digitais do mundo, o gov.br. O desafio do governo agora, é incentivar e apoiar a digitalização também nos estados e municípios.
Integração
No painel da solenidade de entrega do Prêmio Índice ABEP-TIC de Ofertas de Serviços Públicos Digitais, o diretor do Serpro, André de Cesero, destacou que toda a federação deve estar integrada na evolução dos serviços públicos digitais. “Tecnologia pela tecnologia não é eficiente, o que importa é que seu uso seja percebido pelo cidadão. Nesse sentido, a integração é fundamental para o Estado funcionar como o cidadão deseja", destacou.
Da mesma forma, o secretário de Governo Digital do Ministério de Gestão, Rogério Mascarenhas, reforçou que o momento é do governo federal, estados e municípios apostarem na integração. Já a chefe de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Paola Martinez lembrou que o verdadeiro beneficiário dos processos de transformação tecnológica é o cidadão e que é importante medir a efetividade e a transparência dos governos em suas jornadas digitais. na jornada digital é um ganho para o cidadão.
Apoiador
Nos últimos quatro anos, o BID tem sido um apoiador do índice Abep TIC. "Há dois anos, o BID aprovou a linha Brasil Mais Digital com o montante de US$ 1 bilhão. Desse montante, 55% foram aportados em sete programas, sendo 5 voltados para governo digital. O BID é um apoiador da agenda de governo digital do Brasil", destacou a chefe de operações.
José Leal, presidente do Conselho da Abep-Tic, já informou que, como os a medição de performance dos estados também tem que acompanhar a evolução da tecnologia, a metodologia de avaliação dos quesitos do índice será mudada em 2024.
Representando o estado vencedor, a secretária de planejamento, governança e gestão do Rio Grande do Sul, Danielle Calazans lembrou que cerca de 94% dos mais de 700 serviços prestados aos gaúchos já foram digitalizados e há também um grande esforço, no Estado, de integração de 497. "Temos de ir além de digitalizar. Temos que trabalhar com novas tecnologias como a Inteligência Artificial para inovar e fazer ainda mais para o cidadão", anunciou.
O prêmio
O índice Abep-Tic de transformação digital avalia a digitalização e a evolução do atendimento ao cidadão por meio da tecnologia. Foi criado em 2019 pela ABEP TIC, entidade nacional que reúne as instituições públicas estaduais e municipais de tecnologia da informação e comunicação.