Notícia
Prêmio Serpro
Seis mil guardiões da privacidade
O Grupo Sabin é uma empresa do setor de saúde com mais de 350 unidades distribuídas em 78 cidade de 15 estados, além do Distrito Federal. A cada dia, ao realizar exames diagnósticos em cerca de 20 mil clientes, seus seis mil colaboradores realizam a coleta de mais de 150 mil dados pessoais.
Por tratarem de dados sensíveis do titular, o material é considerado sensível, atraindo o nível máximo de proteção exigido pela LGPD. A experiência de compliance do Sabin o levou a ser um dos finalistas do 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados.
“A LGPD é um tema tão importante quanto complexo”, avalia Ana Briceño, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Sabin. Para capacitar seus colaboradores, a organização optou por uma abordagem simples, clara e objetiva, trazendo o tema para o dia a dia dos empregados.
O conteúdo foi adaptado a diversas personas, de acordo com o dia a dia vivido por cada área de atuação. “Nosso objetivo foi trazer os conceitos de uma forma leve, tornando o processo de aprendizagem fácil, eficiente e voltado para a realidade dos diferentes setores da empresa”, explica a gerente.
O Sabin também apostou em parcerias entre as áreas do setor de privacidade, que liderou o processo, a equipe de desenvolvimento humano e organizacional, além da comunicação interna. Assim, toda a organização se uniu em prol de um grande projeto de aculturamento. “Quando o colaborador entende e traz para si a necessidade de mudança de comportamento, ele mesmo propõe novas maneiras de trabalhar’, avalia Ana Briceño.
Instrumentos
Apesar das centenas de horas envolvidas nas ações promovidas pela empresa, o investimento financeiro foi relativamente baixo. “Isso porque, durante a pandemia, já havíamos adotado uma ferramenta de capacitação dos colaboradores, acessada por celular”, afirma Edgard Moreira, gerente de Privacidade do Grupo Sabin”.
Assim, a partir da estrutura já existente, ficou fácil, para o Sabin, divulgar todo um conteúdo relativo à proteção de dados. Na intranet da organização, foi criada uma área especialmente dedicada à LGPD. O ambiente traz documentações, registro de lives e encontros virtuais promovidos sobre o tema e ainda, um FAQ com as principais dúvidas.
“O conteúdo pode ser acessado a qualquer tempo. A ideia é empoderar os colaboradores, que vão poder atuar de acordo com a LGPD, além de estarem capacitados para conversar com os clientes sobre privacidade. Assimilamos um novo modelo mental e, agora, somos seis mil guardiões da privacidade espalhados por todo o país”, anuncia Edgard Moreira.
Prêmio Serpro
O resultado do 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados será divulgado no dia 15 de junho, às 14h30, na Sede do Serpro, em Brasília. A cerimônia será transmitida pelo canal do YouTube da estatal.
O Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, idealizou esse concurso com o objetivo identificar, reconhecer e disseminar boas práticas e iniciativas de impacto em privacidade e proteção de dados pessoais, incentivando a adoção de mecanismos de governança em privacidade que favoreçam a atuação preventiva das organizações, confiram segurança ao titular dos dados pessoais e promovam o envolvimento dos múltiplos setores da sociedade em torno do assunto, com vistas a fortalecer a cultura de privacidade no Brasil.
Ao vivo
Assista ao evento de encerramento com a apresentação sobre a experiência de compliance do Sabin!