Notícia
Prêmio Serpro
Proteção de dados na terra, água e ar
A fim de liderar a transformação decorrente da vigência da LGPD no setor transportador brasileiro, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) criou o “Programa Nacional LGPD no Setor de Transporte”, com os objetivos de implementar as melhores práticas para a proteção de dados pessoais nas entidades integrantes do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e desenvolver ações para incentivar e apoiar transportadores a se adequarem à norma. O programa é um dos três finalistas na categoria “Casos de Sucesso” do 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados.
Três etapas
O trabalho desenvolvido pelo Sistema CNT possui três etapas: sensibilização, capacitação profissional e aplicação. A fase inicial do Programa se destinou a desmistificar a LGPD e apresentar as oportunidades e possíveis ganhos advindos da aplicação da legislação, e incluiu a realização de um fórum de debates e um webinar.
Na segunda etapa, mais de 10 mil pessoas foram capacitadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL). Foram 9.891 matrículas de profissionais e da comunidade que participaram do curso “LGPD Descomplicada” e 201 membros da alta gestão empresarial participaram do curso executivo “LGPD para o Setor de Transporte”.
Já na etapa de aplicação, a CNT buscou uma linha de ação voltada a acompanhar a aplicação da LGPD na prática do setor e o principal fruto dessa fase foi o lançamento do “Guia de Boas Práticas do Setor de Transporte”, produzido por representantes de todos os modais de transporte: rodoviário de passageiros; rodoviário de cargas; aquaviário de cargas e passageiros; ferroviário de cargas e de passageiros; aéreo de cargas e de passageiros; e infraestrutura de transporte e logística.
Mudança de cultura
De acordo com a CNT, as ações de capacitação foram apenas o início de um efeito em cadeia, uma vez que permitiram a incorporação da proteção de dados na pauta das empresas de transporte brasileiras, e se fizeram repercutir na prestação do serviço, alcançando milhões de brasileiros diariamente.
"A mudança da cultura não é algo que acontece rapidamente, mas a educação é certamente um caminho seguro para que essa transição ocorra. Por isso, ressaltamos os efeitos benignos da ação de capacitação dos trabalhadores do transporte. Precisamos estar todos na mesma página – gestores e colaboradores”, destaca o Programa Nacional LGPD no Setor de Transporte.
Prêmio Serpro
O resultado do 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados será divulgado no dia 15 de junho, às 14h30, na Sede do Serpro, em Brasília. A cerimônia será transmitida pelo canal do YouTube da estatal. Assista ao evento de encerramento com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Sistema CNT no link abaixo.