Notícia
Prêmio Serpro
Como se dá a criação e desenvolvimento de uma cultura empresarial de privacidade?
O Grupo Globo, com sua jornada de conscientização e criação da cultura da privacidade, é mais um dos finalistas do 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados, na categoria Caso de Sucesso. O trabalho revela a experiência da instituição carioca na conscientização e criação de cultura interna e externa de privacidade, incluindo os desafios enfrentados e as realizações conquistadas até hoje.
Segundo os autores, Andreia Saad, Felipe Alvarenga, Maria Lima, Thamyriz Sousa e Leonardo Villalpando, o tratamento de dados pessoais sempre fez parte da vida do conglomerado de empresas que hoje conta com quase 14 mil funcionários, além de inúmeros clientes, parceiros e fornecedores cujos dados pessoais são tratados diariamente para a realização de suas atividades. "Os dados pessoais deixaram de ser apenas elemento do dia a dia operacional e passaram a ser insumo para viabilizar modelos de negócio, permitindo ao grupo sua almejada transformação em uma empresa mediatech D2C”, destacam.
Na visão do Grupo Globo, as leis de privacidade representaram importante passo no sentido não só de resguardar os direitos dos cidadãos, mas também de dar às empresas mais clareza quanto às regras aplicáveis ao tratamento de dados pessoais, permitindo-lhes elaborar suas estratégias de negócio com muito mais segurança.
Outro desafio considerado no trabalho diz respeito à disseminação do conhecimento junto ao mercado e ao público em geral, valorizando a legislação e gerando reconhecimento quanto à importância da privacidade para toda a sociedade brasileira.
Segundo o grupo, muito já foi feito desde 2018 para gerar conscientização sobre as regras estabelecidas pela LGPD e sua relevância para titulares e empresas. "Conscientizar os colaboradores, criando interesse, gerando curiosidade e trazendo entendimento, dando-lhes o protagonismo necessário para que proativamente se envolvessem nos processos e fossem parte ativa na jornada da Globo pelo cumprimento da lei é o caminho trilhado pelo conglomerado", afirmam os autores do trabalho finalista.
Sobre o Grupo Globo
Conglomerado brasileiro de mídia e comunicação, o Grupo Globo cria, produz e distribui conteúdos de qualidade em todas as plataformas, atuando em TV aberta, TV por assinatura, rádio, mídia impressa e digital e streaming. Sua produção nas áreas de jornalismo, esporte e entretenimento atinge hoje 99,6% da população do país, alcançando mais de 100 milhões de brasileiros todos os dias.
Prêmio Serpro
O resultado do 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados será divulgado no dia 15 de junho, às 14h30, na Sede do Serpro, em Brasília. A cerimônia será transmitida pelo canal do YouTube da estatal. Assista ao evento de encerramento com a apresentação do trabalho do Grupo Globo no link abaixo.