Notícia
Compras
Pré-qualificação de empresas agiliza aquisições de circuitos no Serpro

Se sua empresa é especializada em circuitos e deseja ser fornecedora do Serpro, saiba que agora o caminho para essa relação ficou mais transparente e menos burocrático. A estatal lançou, em março de 2023, o edital de pré-qualificação de empresas para contratação, por pregão, em sete categorias de conectividade, com tecnologias e níveis de serviço bem definidos em cada uma delas: rede fixa dedicada; rádio; satélite; móvel; determinístico; acesso internet; e trânsito internet.
O processo de pré-qualificação será permanente, mas com validade de um ano, a fim de garantir que as empresas estejam em conformidade com a legislação aplicada no fornecimento de serviços aos órgãos de governo e no âmbito das telecomunicações. “Essa é uma novidade para a área de telecomunicações, e devemos em breve lançar o primeiro certame. A ideia é justamente que, para alguns processos licitatórios, especialmente os mais urgentes, possamos lançar mão de um pregão para as empresas pré-qualificadas”, destaca o gerente de Suporte à Redes de Longa Distância do Serpro, Christian Patrick Rotava.
Na avaliação dele, a expectativa é aumentar a agilidade de contratação, aproximando-se do que é alcançado na iniciativa privada. “Afinal, já teremos grande parte do processo interno pré-aprovado, e as empresas pré-qualificadas já passaram pelo crivo técnico. Tudo isso com transparência, publicidade e todo rigor que as compras públicas exigem”, explica o gestor.
A novidade também é boa para os fornecedores, já que as empresas podem conhecer de antemão os requisitos técnicos e operacionais de cada categoria e prepararem-se adequadamente para que sejam competitivas no momento do pregão eletrônico.
Como participar?
O primeiro passo para as empresas interessadas é acessar a página do Serpro onde o edital está publicado e conhecer as categorias de conexões que estão listadas. Em seguida, deve-se preencher o formulário do “Anexo A” com os dados solicitados e o interesse de participação, indicando a Unidade Federativa pretendida para cada categoria disponível. Com o formulário preenchido, basta anexá-lo junto aos atestados que comprovem a capacidade técnica exigida no “Anexo B” do mesmo edital e enviar para o e-mail pq-circuitos@serpro.gov.br. O Serpro avaliará a documentação e, se tudo estiver em conformidade, a empresa será incluída na lista de pré-qualificadas.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados desse edital. Já recebemos proposições para atendimento a todas as UFs e categorias, e tivemos empresas de todos os tamanhos buscando participar do processo”, completa o gerente.